Enquete

Maioria acha que Lula e Bolsonaro devem ir a debates

Levantamento do NaTelinha mostra que a diferença é gritante


Lula e Bolsonaro em montagem
Lula e Bolsonaro devem ir ao debate - Foto: Montagem

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) deveriam ir aos debates eleitorais na campanha das eleições 2022, é o que diz o resultado da enquete promovida pelo NaTelinha e cujo resultado foi encerrado no último domingo (31). Na visão da maioria, os dois principais concorrentes para a corrida presidencial não poderia abrir mão de participar dos embates entre os candidatos, como eles estão cogitando e criando um problema para a agenda dos canais de TV.

Segundo a enquete produzida pela reportagem, 62,1% defendem a presença dos dois presidenciáveis nos encontros promovidos pelos canais, enquanto 37,9% acreditam que eles não deveriam marcar presença nos programas. Os números chegam num momento de indefinição depois que as emissoras começaram a cancelar seus debates, a começar pela CNN Brasil e depois seguida pela Jovem Pan e até a Band, uma das mais tradicionais para realização deste tipo de evento foi obrigada a adiar.

A enquete do NaTelinha mostra que 51,3% respondeu "sim", ou seja, defende que o petista e o atual presidente não podem recusar os convites que estão recebendo enquanto outros 10,8% acreditam que eles devam ir em alguns, somando os dois chega-se aos 62,1%. A resposta "alguns" foi sugerida justamente porque é isso que ambos vinham debatendo com os canais na tentativa de diminuir o número de debates sob a alegação de que o prazo da campanha eleitoral é mais curta, desde 2018, apenas 45 dias e por isso não é possível gastar tanto tempo em programas de televisão.

Emissoras cedem para debate

imagem-texto

Após pressão das campanhas de Lula e de Bolsonaro, alguns canais perceberam que perderiam a queda de braço se forçassem a situação e que os debates acabariam esvaziados sem a presença de nenhum deles. Por isso, a Band anunciou uma parceria com a TV Cultura, com o UOL e com a Folha para a realização de um pool, formato em que várias empresas participam e transmitem simultaneamente, a fim de conseguir levá-los.

Logo depois, outro pool foi formado e anunciado na última semana. O SBT e a CNN Brasil se juntaram ao Estadão, Veja, Terra e rádio para realizar o que seria o debate, previsto para o mês de setembro e que tenta convencer os líderes da pesquisa eleitoral de participarem. O terceiro encontro previsto é o da Globo, que não aceitou dividir seu evento com outro canal e confirmou que será realizado normalmente, ainda que Lula e Bolsonaro não aceitem o convite, já que haverá a presença dos outros presidenciáveis, conforme prevê a Lei das Eleições.

Lula e Bolsonaro vão a debate?

imagem-texto

Mesmo com a formação do pool de emissoras, Lula e Bolsonaro ainda não confirmaram presença em nenhum evento. Nos bastidores, a campanha do petista indica que ele deverá participar de apenas três encontros e que todos os outros previstos não teriam a presença dele porque o líder da corrida eleitoral não quer ser alvo de todos os outros candidatos, principalmente se Bolsonaro decidir não comparecer.

Por outro lado, o núcleo duro que está próximo ao presidente tem dito que ele não pretendia ir a nenhum debate no primeiro turno, mas parece ter mudado de ideia e deverá confirmar presença em todos os encontros que contarem com a presença de Lula.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado