Agora vai

Lula deve participar de três debates; saiba quais

Líder das pesquisas, o petista está se articulando para comparecer aos eventos


Lula sorrindo
Lula vai a três debates, inclusive o da Globo - Foto: Reprodução/Globoplay

O ex-presidente e candidato à presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a entender, em conversas com seus assessores, que participará de três debates no primeiro turno. Ele e sua equipe sugeriram que os veículos de comunicação criassem um sistema de pool para realizar o encontro entre os concorrentes ao Palácio do Planalto. Mas em apenas dois deles, o petista iria, o terceiro encontro entre presidenciáveis que ele deve marcar presença é o da Globo, o último evento da campanha eleitoral na TV.

De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o líder nas pesquisas programou sua agenda para estar presente no debate organizado pela Band e que pode reunir também o SBT, CNN Brasil e Jovem Pan, além de outras emissoras, rádio e plataformas digitais. Este encontro, ainda sem formatação oficial, está previsto para acontecer no dia 28 de agosto, segundo a própria Band confirmou ao adiar sua data.

Desde que começaram as conversas entre os partidos para organizar as regras dos debates, o PT sugeriu que as emissoras de unissem para realizar, no máximo, três encontros dos presidenciáveis. A justificativa é que, por conta dos 45 dias de campanha, ficaria muito difícil os candidatos participarem de todas as atrações. Inicialmente, os canais não demonstraram muita empolgação com a ideia. No entanto, com a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que garantiu que só estará nos debates se o seu principal adversário estiver, a CNN Brasil foi obrigada a suspender seu encontro, e foi seguida de perto pela Jovem Pan.

As empresas conversam entre si para poder formar o pool e ter os dois líderes das pesquisas nos encontros. A única emissora que não pretende se unir com as concorrentes é a Globo. Conforme apurou o NaTelinha, o debate do canal da família Marinho deve ter a presença de Lula, mesmo sem o pool, como a emissora carioca já confirmou a reportagem o formato de seu encontro.  O PT avalia que o petista não pode faltar no encontro com tamanha audiência, além de repercussão no portal de notícias da Globo, no Globoplay e nas emissoras pagas da empresa. Em 2018, o debate presidencial ficou com 22 pontos de média apenas na grande São Paulo e foi visto por quase 25 milhões de pessoas no Brasil todo, o que representa mais de 15% do eleitorado.

Com Lula nos debates, Bolsonaro vai?

imagem-texto

O grupo responsável pela campanha do presidente Jair Bolsonaro não trabalha com a hipótese do petista ir aos debates. Na avaliação da equipe bolsonarista, Lula lidera as pesquisas e vai evitar se expor ao máximo para não perder votos, principalmente dos eleitores considerados mais “moderados”. No entanto, o jornalista Lauro Jardim questionou um dos assessores sobre o que fará o chefe do executivo federal se o petista comparecer aos debates.

“Nunca discutimos a sério essa possibilidade. Mas se o Lula for mesmo, nos reuniremos para discutir o que deveremos fazer neste caso”, explicou o aliado do governante. O NaTelinha conversou com pessoas ligadas à campanha de Bolsonaro e confirmou que não há definição sobre a presença do presidente em qualquer encontro de presidenciáveis.

Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional

imagem-texto

Enquanto seguem as indefinições sobre os debates, aparentemente já há uma certeza. Lula e Bolsonaro sinalizaram a aliados e também à organização da sabatina do Jornal Nacional, prevista para acontecer no mês de agosto, que estarão presente na bancada do jornalístico. Com isso, os dois líderes da pesquisa terão um encontro marcado com William Bonner e com Renata Vasconcellos.

Por falar em Bonner, ele já avisou a Globo que topa mediar o debate eleitoral no primeiro turno, diminuindo a tensão nos bastidores. A própria emissora confirmou à reportagem que o jornalista será o responsável pelo encontro.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado