Mais uma

Sem Lula e Bolsonaro, Band adia debate; veja nova data

A emissora optou por mudar a data porque não houve confirmação dos candidatos


Lula e Bolsonaro em montagem
Band adiou o debate porque não tinha Lula e Bolsonaro - Foto: Montagem

A Band é a terceira emissora a não manter os debates dos candidatos a presidente nas eleições 2022. A emissora informou nesta quarta-feira (27) que adiou o encontro, previsto inicialmente para acontecer em 14 de agosto e que foi postergado. A justificativa é a mesma e que já virou figurinha repetida entre os canais, ainda que no início da campanha eleitoral: a falta de confirmação da presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL), os dois líderes, segundo as pesquisas mais recentes e que, sem eles, inviabiliza o projeto.

Segundo o NaTelinha mostrou em primeira mão, a Band estava no calendário inicial dos debates com a terceira data, uma mudança histórica, já que ela costuma abrir os encontros entre os presidenciáveis em todas as eleições. Em 2022, o pontapé inicial ficaria nas mãos da CNN Brasil, que foi obrigada a suspender porque não obteve resposta de Lula e Bolsonaro. A segunda emissora a cancelar o encontro foi a Jovem Pan, que seria também a segunda a realizar o evento, previsto inicialmente para nove de agosto.

De acordo com a assessoria da Band, a emissora não suspendeu o debate, mas o adiou para nova data. O canal agora trabalha com a data de 28 de agosto para o encontro com os presidenciáveis. O novo dia é quase duas semanas depois do previsto inicialmente, ou seja, dois domingos mais adiante. Ainda assim, até o momento, nem Lula nem Bolsonaro responderam se estarão presentes no encontro.

Band não decidiu se participará de pool

imagem-texto

Questionada pelo NaTelinha se a Band pretende participar de um pool de emissoras para exibir um debate em forma de parceria, a assessoria do canal respondeu que ainda não há definição sobre isso. O modelo vem crescendo nos bastidores depois que a direção da CNN Brasil informou que tem a intenção de procurar outros canais para viabilizar um encontro único e que todas possam exibir simultaneamente. Em conversa com a direção da Jovem Pan, a reportagem ouviu que ela também tem interesse nesse tipo de formato, que seria novo no Brasil.

Com o adiamento da data, a Band volta a ser a primeira emissora no calendário de debates, já que ainda não há nada definida sobre o possível pool entre outros canais.  Os encontros de presidenciáveis previstos para o mês de setembro por enquanto seguem mantidos pelas empresas envolvidas e não houve nenhum movimento de suspensão ou cancelamento até o momento. 

E as sabatinas?

imagem-texto

Diferente de debates, os canais estão apostando em sabatinas com os presidenciáveis, como a GloboNews, que abriu o formato nesta semana, mesmo sem contar com a presença de Lula e Bolsonaro. Ela já ouviu Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) e, nesta quarta-feira entrevistará Ciro Gomes (PDT). Já o petista participou de uma entrevista nesta quarta-feira pela manhã no UOL, após ignorar o convite do canal de notícias do grupo Globo.

Em conversa com o NaTelinha, a Jovem Pan já confirmou que também realizará sabatina independente dos dois líderes da corrida eleitoral marcarem presença ou não. Foram convidados, além de Lula e Bolsonaro, Simone Tebet e Ciro Gomes. A emissora explicou que deve sortear nos próximos dias a ordem dos entrevistados e as datas em que eles participarão do programa, que não contará com comentaristas ligados à extrema-direita.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado