Sobre o NaTelinha
O NaTelinha foi fundado em 02 de junho de 2005 e se tornou um dos veículos pioneiros na profissionalização do jornalismo de entretenimento digital brasileiro. É um dos primeiros parceiros do UOL, o maior portal de notícias do país.
O site faz parte da Ajor (Associação de jornalismo digital). A entidade foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, para fortalecer o jornalismo digital. Entre os seus principais objetivos, estão a profissionalização e o fortalecimento da rede; defesa do jornalismo e da democracia e a promoção da diversidade.
A credibilidade do NaTelinha é referência para o mercado de televisão. Isso acontece pelo árduo e comprometido trabalho de seus editores, colunistas e repórteres na busca da fidelidade ao fato, do conteúdo de qualidade e com ética.
A empresa tem razão social Falcheti & Falcão Ltda (CNPJ - 09.285.840/0001-12) e sua sede é localizada na Rua Antônio Deloiágono, 500, sala 13, CEP 14026-210, Vila Ana Maria, Ribeirão Preto/SP.
Propósito e compromisso
O compromisso do NaTelinha é produzir um jornalismo de entretenimento sério, de relevância, que seja imparcial e acima de qualquer interesse, sem pré-concepções e ideologias, que busque diversos ângulos da informação visando o compromisso com a verdade, principal valor do nosso negócio.
O NaTelinha acredita que a comunicação deve estimular a reflexão. E sempre está empenhado em abrir espaço para as mais diferentes opiniões relacionadas ao mercado audiovisual, promovendo um debate diverso e respeitoso.
Investimos na excelência do nosso jornalismo e acreditamos que uma sociedade mais saudável e reflexiva passa pelo acesso a informação de qualidade, por uma imprensa livre e crítica.
O NaTelinha quer ser líder no seu segmento entregando as melhores reportagens redigidas por profissionais gabaritados disponíveis no mercado, sendo uma marca jornalística conhecida pela excelência, credibilidade, inovação e a valorização dos valores humanos.
Princípios Editoriais do Grupo NaTelinha de Comunicação
1. O NaTelinha respeita a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) e defende, de forma intransigente, todos os direitos positivados nela;
2. O NaTelinha valoriza a ética, o respeito e a transparência em todas as suas relações;
3. O NaTelinha é independente. Seus colaboradores são livres para criticar, denunciar e informar, sempre em conformidade com a legislação vigente, com estes princípios editoriais e com os valores ontológicos do jornalismo;
4. O NaTelinha não possui qualquer vinculação partidária;
5. O NaTelinha é apaixonado pelo mercado audiovisual e busca este sentimento em todos os seus colaboradores;
6. O NaTelinha encara a televisão como mais que um mero aparelho doméstico. A TV é, ao mesmo tempo, um fenômeno social e uma linguagem de comunicação. Sendo assim, o NaTelinha, trata o meio de forma ampla, considerando não apenas o aspecto artístico, mas também científico, econômico, histórico, político, social e tecnológico;
7. O NaTelinha defende o jornalismo profissional e o papel exercido por este na evolução da televisão e da sociedade em geral;
8. O NaTelinha prioriza a contratação de profissionais graduados em jornalismo e estabelece um processo de trabalho baseado na apuração, na checagem, na busca por mais de um ângulo da notícia e no respeito ao sigilo da fonte, nos termos do inciso XIV do art. 5º da CRFB;
9. O NaTelinha tem compromisso com a precisão e a verdade. Qualquer erro é rapidamente identificado e corrigido;
10. O NaTelinha não publica notícias falsas, títulos sensacionalistas e reportagens pagas;
11. O NaTelinha acredita que sua independência editorial também depende de boas práticas comerciais. Todos os anúncios veiculados são programáticos ou vendidos por uma equipe terceirizada e sem qualquer relação com a equipe de conteúdo;
O NaTelinha prioriza notícias exclusivas e em primeira mão. Contudo, quando repercute furos de veículos concorrentes, dá o crédito, de forma explícita e justa, a quem de direito.
Manual de conduta
O NaTelinha tem o compromisso de manter uma redação jornalística justa, inclusiva, diversa, respeitosa, transparente, segura e produtiva. O NaTelinha respeita a liberdade individual dos seus jornalistas e promove o respeito à diversidade. É uma empresa plural e que não tolera descriminação racial, social, religiosa, étnica, de cor e por orientação sexual.
O NaTelinha não tolera nenhum tipo de assédio moral e procedimentos que afetem a dignidade do jornalista ou ocasione um local de trabalho perturbador, hostil e ofensivo.
Autores e créditos
O NaTelinha é conhecido no mercado como um veículo de informações em primeira mão, pela precisão dos fatos e a alta qualidade dos seus jornalistas na área de entretenimento. Porém, quando repercutimos notícias de terceiros devido à relevância da nota, incentivamos que a nossa equipe exerça as melhores práticas de atribuição de autoria e créditos assegurados pela Constituição brasileira. Essa diretriz também é seguida para créditos em vídeos, áudios, gráficos,fotografias e mapas.
Acreditamos que uma democracia saudável tem como um dos seus alicerces o acesso da população à informação. Por outro lado, em respeito aos nossos investimentos e ao trabalho de nossa equipe, frisamos que toda reprodução do nosso conteúdo deve ser feita apenas com o devido crédito ao NaTelinha.
Reprodução de conteúdo
Todo conteúdo do NaTelinha é protegido pela legislação de propriedade intelectual.
Em respeito aos nossos investimentos e ao trabalho de nossa equipe, qualquer reprodução deve ser feita apenas com o devido crédito ao NaTelinha.
Para vídeos, imagens e infográficos, entrar em contato com comercial@natelinha.com.br
Fontes anônimas
O NaTelinha conquistou sua credibilidade no mercado devido a sua incessante preocupação pela veracidade das notícias publicadas. Prezando pela ética e pelo princípio das boas práticas do jornalismo, o site não trabalha com fontes anônimas. Todas as informações anônimas que chegam à redação servem apenas como fio condutor para uma profunda apuração em torno da confirmação da notícia com o maior número de fontes possíveis.
O NaTelinha trabalha apenas com fontes conhecidas e que conquistaram sua credibilidade durante o relacionamento com os nossos jornalistas, mas algumas delas, ou em alguns momentos, preferem se manter no anonimato. Respeitamos o direito da fonte da sua identidade não ser revelada, prática assegurada pela Constituição brasileira. Porém, destacamos que são de pleno conhecimento de quem são pela direção do site.
Tipo de textos
Sabendo da sua importância pela busca da informação no mercado brasileiro, o NaTelinha não utiliza títulos e conteúdos sensacionalistas e não muda a realidade dos fatos para aumentar sua audiência. Visando a transparência e as melhores práticas do jornalismo, o NaTelinha divide a produção do seu conteúdo em quatro categorias:
- Reportagem noticiosa: Notícia observada, apoiada em fatos, com vários lados da informação e sem juízo de valor;
- Reportagem investigativa: Notícia exclusiva do jornalista, checada com o máximo rigor, com diversos ângulos da informação, que possam conter declarações exclusivas e sem juízo de valor;
- Opinião: Análises e concepções da notícia em alinhamento com as convicções do autor. Por isso, não expressam, necessariamente, a posição editorial do NaTelinha.
- Reviews: Considerações ou críticas de um produto ou serviço.
Conteúdo patrocinado
Os jornalistas do NaTelinha não vendem pautas e condenamos qualquer interesse dos nossos profissionais que não tenha a intenção de apenas informar ao nosso leitor. As negociações para conteúdo patrocinado, branded content, cabem apenas ao nosso time comercial e podem ser feitas pelo e-mail comercial@natelinha.com.br, seguindo com a qualidade da marca NaTelinha.
Em nome da transparência ao leitor, todas as publicações patrocinadas no NaTelinha terão um aviso em destaque na página do que se trata, para deixar de forma clara que não foi produzido pela nossa equipe de jornalistas. Esses conteúdos pagos serão assinados como conteúdo patrocinado.
As decisões editoriais sobre reportagens envolvendo anunciantes serão tomadas a partir dos mesmos critérios usados em relação aos que não sejam anunciantes.
Erratas e correções
O NaTelinha preza a notícia exclusiva e incentiva seus profissionais à apuração incessante da busca da fidelidade dos fatos. Porém, quando equívocos são constatados, o site faz a pronta correção da matéria, também nas redes sociais, um processo interno sobre a conduta da apuração é aberto, visando a manutenção da nossa qualidade como produtor de conhecimento.
Nossos leitores também podem comunicar ao NaTelinha sobre algum erro encontrado em nossos textos através do botão “Reportar Erro” - identificado com um ponto de exclamação - localizado junto aos botões de compartilhamento na página das notícias. Nosso compromisso é com a exatidão no jornalismo.
Também é possível comunicar erros ao NaTelinha através do e-mail: erro@natelinha.com.br
Relação com o internauta
O NaTelinha nasceu como um veículo de comunicação digital e diante da sua experiência, incentiva seus jornalistas a manter uma relação saudável, transparente, respeitosa, esclarecedora, cortês e aberta a críticas legítimas, com propósitos construtivos, em toda forma de interação com o internauta.
Matérias geram repercussão e comentários dos internautas nas redes sociais. No caso de serem ofensas e abusos, o NaTelinha recomenda aos jornalistas a não responderem e, como vítimas de um ambiente hostil, ser legítimo o bloqueio do perfil ofensivo.
Em nossas páginas oficiais nas redes sociais, o NaTelinha está aberto para esclarecer dúvidas, incentivar debates construtivos e ouvir as diversas visões da notícia. Em nenhuma hipótese, será um local para posicionamentos partidários, ideológicos e pensamentos individuais de algum dos seus sócios.
Canais de comunicação
A sede da empresa fica localizada na rua Antônio Deloiágono, 500 - Sala 13. CEP 14026-210 - Vila Ana Maria - Ribeirão Preto/SP - Brasil. Nosso CNPJ é o 09.285.840/0001-12.
Principal telefone de contato, também WhatsApp: +55 (11) 95870-5765
Abaixo, todos os canais de comunicação via e-mail do NaTelinha:
- Contato com o NaTelinha: fale@natelinha.com.br
- Publicidade, parcerias e projetos especiais: comercial@natelinha.com.br
- Envio de pautas, sugestões e releases: conteudo@natelinha.com.br
- Erratas e correções: erro@natelinha.com.br
- Financeiro e Contabilidade: financeiro@natelinha.com.br
- Ouvidoria (sigilo das informações do remetente): ouvidoria@natelinha.com.br
- Trabalhe conosco e Recursos Humanos: rh@natelinha.com.br
- Tecnologia da informação e suporte: tecnologia@natelinha.com.br
Expediente
Conheça o time que faz o NaTelinha através do nosso expediente.
Financiamento e subsídios
O NaTelinha é uma empresa de comunicação de capital fechado e sua receita é gerada, na maior parte do seu volume, através de publicidade programática negociada por terceiros. Além de conteúdo patrocinado, negociados de forma independente, sem influência editorial, pelo departamento comercial e sinalizado de forma clara para o leitor sobre o que trata a publicação.
Política de diversidade
O NaTelinha acredita que um ambiente diverso propicia um site cada vez mais plural sobre identidades étnicas, culturais, religiosas, sociais, de gênero, de orientação sexual e de deficiência. O nosso objetivo é contribuir para uma sociedade menos desigual e visando um NaTelinha mais representativo para todas as vozes da sociedade.
Por isso, o NaTelinha promove a Diversidade e a Inclusão em todas as suas formas. Nossa Política de Diversidade segue os princípios Internacionais dos Direitos Humanos, contido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (DUDH), criado em 1948, que assegura os direitos de todas as pessoas.
Política de privacidade e Normas de segurança
Você compartilha com o NaTelinha suas informações e histórico de acesso na web, coletados por tecnologias próprias. Porém, alertamos que não temos acesso às informações de cunho pessoal, como nome completo, endereço de residência ou e-mail.
A coleta de informação acontece quando você acessa o NaTelinha e opta em não desabilitar cookies, não escolhe a navegação anônima ou ainda não tenha se descadastrado da plataforma Data Management Platform . Com isso, você autoriza o armazenamento de informações por meio de tecnologias.
O compartilhamento é uma escolha sua. No entanto, o NaTelinha avisa que o não compartilhamento dos seus dados faz com que alguns dos serviços do site deixem de funcionar.
Para acesso completo a nossa política de privacidade e normas de segurança, entre neste link.