Exclusivo

Nome de Chico Pinheiro cresce nas apostas para TV Brasil

Jornalista caiu nas graças de Lula na campanha eleitoral


Chico Pinheiro em foto
Chico Pinheiro pode virar chefão da TV Brasil - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 01/12/2022 às 04:00,
atualizado em 01/12/2022 às 09:30

Chico Pinheiro deve estar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2023. Embora o nome seja ponto pacífico entre os petistas, o cargo que o jornalista deve ocupar ainda não está definido. Se antes, o ex-apresentador do Bom Dia Brasil, da Globo, era o favorito para ocupar um cargo de assessor, agora o nome dele começa a crescer como aposta no comando da TV Brasil.

Segundo apurou o NaTelinha, funcionários da emissora fizeram chegar a aliados do presidente eleito que Chico é alguém que o grupo gostaria de trabalhar a partir de 2023. A partir daí, o petista passou a avaliar que o jornalista pode ser nomeado como diretor de programação do canal estatal, que pode se transformar numa espécie de BBC, conforme desejo de Lula.

Chico ainda não foi consultado, mas informalmente ele afirmou que toparia o desafio e chegou a dizer a amigos que, caso seja confirmado, pretende revolucionar o jornalismo dentro da TV Brasil. Embora a maior lembrança do público seja dele na bancada do Bom Dia Brasil, Pinheiro tem larga experiência para a função. Nos anos 90, ele foi diretor de jornalismo da Record.

Membros do entorno de Lula garantem que o presidente eleito quer um projeto inovador e que coloque a emissora como uma das maiores estatais do mundo e investimento não deve faltar. Chico Pinheiro é pessoa de confiança do presidente eleito, segundo parlamentares, e poderia ser um nome ideal para o projeto.

A ideia inicial não é que o jornalista assuma a EBC, entidade responsável pelo canal e por outros pontos de comunicação de governo federal, como A Voz do Brasil. Para este cargo, o NaTelinha já mostrou que a ideia do PT é ter outro jornalista respeitado no meio: José Trajano. Deputados petistas já foram escalados para sondar se os dois profissionais topariam trabalhar juntos neste projeto.

Além de ser diretor de jornalismo e programação da emissora, Chico também iria acumular a função de ter pelo menos um programa. Ele já disse mais de uma vez que não tem interesse em voltar à bancada de um jornal, mas deve concordar em assumir algum formato diferente. A expectativa é de que Lula tome a decisão até meados de dezembro porque o plano de modernizar a TV Brasil está previsto para começar ainda em janeiro.

Caso Pinheiro não assuma o canal estatal por algum impedimento, ele também é cogitado para a Secom (Secretaria de Comunicação) ou mesmo para se tornar porta voz do governo. Um membro do governo de transição afirmou à reportagem que o presidente eleito quer o jornalista a todo custo em sua equipe a partir de 2023.

O namoro começou ainda antes da campanha, quando Chico manifestou apoio a Lula. A proximidade só aumentou, com o jornalista participando de atos de campanha, algumas vezes até como mestre de cerimônias. Se a relação vai virar casamento com direito a nomeação no governo, só o tempo será capaz de dizer. Mas nos corredores de Brasília, a aposta para a TV Brasil no momento é ele.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado