Exclusivo

Jovem Pan segue CNN e, sem Lula e Bolsonaro, suspende debate

Emissora também está aberta a fazer um pool para o debate


Lula e Bolsonaro, que não confirmaram presença em debate da Jovem Pan
Sem Lula e Bolsonaro, Jovem Pan também cancela debate - Foto: Montagem

A Jovem Pan não pretende realizar debate presidencial no primeiro turno se os dois líderes das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmarem presença no encontro. A decisão foi revelada com exclusividade ao NaTelinha por Mariana Ferreira, editora-chefe da TV Jovem Pan e também por Carlos Aros, diretor de conteúdo Rede Jovem Pan News, em entrevista.

De acordo com ele, é uma decisão tomada. Questionado sobre a boa relação que mantém com Bolsonaro e que, mesmo assim, ele não respondeu ao convite, Carlos explica "Como candidato não teve nenhuma manifestação sobre participar do debate, não teve nenhuma resposta". Mas Mariana lembra que o atual presidente não foi o único a não responder à manifestação da Jovem Pan. "Como o pessoal do PT não respondeu, todo mundo deixou a gente no vácuo". 

A informação não chega a ser uma surpresa: o NaTelinha já havia informado que Lula vinha dizendo a aliados que não pretendia comparecer ao debate da Jovem Pan e chegou a ameaçar não ir ao da Globo, embora não tenha dado respostas oficiais.

Neste momento, o diretor de conteúdo crava o cancelamento do debate eleitoral, no caso de Lula e Bolsonaro não confirmarem presença. A reportagem perguntou se era uma informação oficial e a resposta foi a de que, sem os líderes, não haverá debate no primeiro turno.

"Ficar sem a confirmação é um voo cego pra gente. Então a gente preferiu não fazer o debate, pelo menos no primeiro turno e ver como fica"

Carlos Aros

O debate da Jovem Pan estava previsto para acontecer dia 09 de agosto, três dias depois do primeiro encontro marcado, que seria no dia 06 e organizado pela CNN Brasil. O canal também suspendeu o evento porque não houve a confirmação dos principais candidatos na disputa presidencial e informou que tentaria um pool de emissoras para viabilizar o debate em regime de parceria.

Jovem Pan diz que aceita participar de pool

imagem-texto

Questionados por este assunto, os diretores da emissora confirmaram que o canal tem interesse em participar de um pool com concorrentes para viabilizar o debate. "Nós temos interesse, nós não somos egoístas. Se eles confirmarem presença no pool, nós estaremos lá", revela Mariana, mas ela lembra que ninguém procurou a Jovem Pan para viabilizar o projeto. "Ainda não começou essa conversa".

Ela porém, diz que os canais conversam entre si por conta da apreensão pela falta de confirmação dos candidatos. "A gente conversa entre nós 'ah, cês vão continuar no debate, não vão? A gente também tá pensando em não fazer' porque é o óbvio, nenhum grande candidato confirma que vai participar", lembra.

Jovem Pan confirma sabatinas

Mesmo sem os debates, no caso de não haver pool entre emissoras, a Jovem Pan confirma que irá realizar sabatinas com os presidenciáveis. Diferente da GloboNews, que usou como critério entrevistar os cinco primeiro colocados nas pesquisas eleitorais, a emissora convidou apenas os quatro líderes. Além de Lula e Bolsonaro, também foram convidados Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Os diretores da empresa confirmaram ao NaTelinha que a pretensão é de realizar duas sabatinas. "Já fizemos os convites, vamos fazer o sorteio com as definições das datas. Fazemos as sabatinas para o governo de SP e para presidência no Jornal da Manhã e no Jornal Jovem Pan em agosto e em setembro. A ideia é fazer governo do estado e presidente no Jornal da Manhã e governo do estado e presidente Jornal Jovem Pan, uma no começo da campanha e uma mais pro fim", explica Carlos.

Neste cenário, a própria diretora Mariana confirma que, caso Lula e Bolsonaro decidam não comparecer, as sabatinas serão mantidas. "Sabatina ok, independente de ter Bolsonaro ou Lula porque tem os outros convidados", finaliza.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado