Exclusivo

Globo bate martelo sobre debate com ou sem Lula e Bolsonaro

Emissora pressiona os líderes da pesquisa ao decidir manter o debate eleitoral


Lula e Bolsonaro em montagem
Mesmo sem Lula e Bolsonaro, Globo fará debate - Foto: Montagem

A Globo colocou pressão nas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) ao decidir manter seu debate, mesmo que os dois não compareçam. A informação oficial foi confirmada ao NaTelinha pela assessoria da emissora que garantiu que o encontro dos presidenciáveis acontece no dia 29 de setembro independente dos líderes das pesquisas mais recentes garantirem presença.

Em contato com a reportagem, a assessoria de comunicação do canal informou que o debate está confirmado para o dia 29 de setembro e vai reunir os presidenciáveis que toparem participar do encontro, independente de quem recuse o convite. Isso significa dizer que, mesmo sem Lula e Bolsonaro, o evento não será suspenso, adiado e também a Globo não deverá entrar em pool com outras emissoras para garantir a presença dos candidatos. Pela lei das eleições, os debates eleitorais precisam convidar obrigatoriamente todos os presidenciáveis cujos partidos tenham pelo menos cinco parlamentares na Câmara. A assessoria também confirmou que não foram enviados convites aos candidatos até este momento.

A decisão da direção de jornalismo do canal coloca pressão nas campanhas de Lula e Bolsonaro para que aceitem o convite e não fiquem de fora da última oportunidade de falar na TV, já que o evento da Globo acontece depois de já ter sido encerrado o horário eleitoral, mesmo que os maiores tempos sejam dos dois líderes na corrida eleitoral neste momento, segundo as pesquisas mais recentes.

O movimento foi, inclusive, para obrigar os estrategistas dos candidatos a tomarem uma decisão sabendo que a emissora não vai se pautar por eles. Agora, tanto Lula quanto Bolsonaro precisam avaliar se vale a pena ficar de fora de um programa que atinge altos índices de audiência. Em 2018, o encontro ficou com 22 pontos de média, muito mais do que costuma ser registrado no horário gratuito, porém menos que na sabatina do Jornal Nacional e que os dois candidatos também devem comparecer.

Mesmo com a pressão da Globo, segundo apurou o NaTelinha, não há nenhuma movimentação entre os dois principais candidatos para decidir sobre o debate na emissora. Na campanha de Bolsonaro a ordem é esperar o máximo possível, dentro do prazo, antes de dar uma resposta e só decidir a depender dos resultados das próximas pesquisas eleitorais. Já na campanha de Lula não há indício algum do que deve acontecer, porque a decisão caberá exclusivamente ao petista, mas a expectativa é de que ele só vai comparecer caso chegue perto da data com chances de vencer no primeiro turno.

Lula e Bolsonaro em debate?

imagem-texto

O movimento da Globo acontece na mesma semana em que emissoras estão ficando reféns dos dois líderes da campanha eleitoral por falta de respostas e prejudicado toda a cobertura da TV para as eleições 2022. Por conta disso, a CNN Brasil já decidiu suspender seu debate eleitoral, que seria o primeiro do calendário de encontros entre os presidenciáveis. Já a Jovem Pan seguiu o mesmo caminho e informou que topa participar de um pool entre as emissoras, caso aconteça.

A Band, por outro lado, optou por adiar o debate que aconteceria no dia 14 de agosto e remarcou o encontro para o próximo dia 28 do mesmo mês, mas ainda sem saber se Lula e Bolsonaro estarão presentes e também ainda sem confirmar se participará de um pool ou se pretende realizar sozinha.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado