Entenda

O que é pool? Debate coletivo já foi feito no Brasil

Parceria entre emissoras para debates não é novidade no Brasil


Lula e Bolsonaro em montagem
Lula e Bolsonaro irão ao pool? Mas o que é isso? - Foto: Montagem

A palavra mais falada desta semana na cobertura das eleições 2022 é pool. Mas o que quer dizer este termo que tem tomado conta do noticiário na concepção dos debates eleitorais entre os presidenciáveis e que gerou tensão entre candidatos como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e os canais de televisão? A parceria criada entre diversas empresas não chega a ser uma novidade no mundo, é muito comum em outros países e no Brasil já foi realizada no período democrático.

Pool nada mais é que a junção de várias emissoras na produção de determinado programa e todas transmitem simultaneamente o evento. Em termos mais comuns é o que acontecia no Teleton, quando o SBT era responsável por receber diversos artistas dos concorrentes, que também transmitiam o programa. A ideia não chegou a pegar e nunca foi abraçado pela Globo, por exemplo. Mas em termos práticos é exatamente isso.

No caso do pool para um debate eleitoral, vários canais de TV se unem entre si, juntamente com outros veículos de comunicação e organizam um encontro único entre os presidenciáveis e que é transmitido por todas elas ao mesmo tempo. Para 2022 já estão confirmados dois casos desses: o primeiro, para 28 de agosto e que une Band, Cultura, além de Folha e UOL, já o segundo contará com a CNN Brasil, SBT e Estadão e vai ao ar no mês de setembro.

Além dos dois, há outros debates agendados, como o da RedeTV! e o da própria Globo. A emissora carioca já confirmou que realizará seu encontro com os candidatos, ainda que Lula e Bolsonaro não topem comparecer e que a data está confirmada para o dia 29 de setembro, ou seja, três dias antes das eleições no primeiro turno. Mesmo com a formação dos pools, os dois principais nomes não confirmaram presença em nenhum desses eventos e não são obrigados porque a lei eleitoral faculta esse direito, embora ela imponha regras para que os canais não convidem quem eles quiserem.

Lula e Bolsonaro deveriam ir aos debates?

Pool no Brasil?

O que é pool? Debate coletivo já foi feito no Brasil

Muita gente foi pega desprevenida com a ideia do Pool no Brasil, principalmente porque os canais já haviam feito suas próprias agendas, que sequer coincidiram e estavam confiantes na realização do evento desse modo. Só que Lula e Bolsonaro deram de ombros para os convites e os debates passaram a ser cancelados às pencas porque, sem a presença dos dois candidatos com as maiores pontuações nas pesquisas mais recentes, o embate perderia força e interesse do telespectador.

Mesmo com o susto, o pool não é uma novidade para o eleitor e muito menos para as emissoras de TV do Brasil. Em 1989 foram realizados 2 debates no segundo turno, entre o próprio Lula e Fernando Collor e os dois casos foi no sistema que se repetirá agora. Naquela ocasião, os dois encontros foram organizados e transmitidos em parceria pela Globo, Manchete, SBT e pela Band, que voltou a lançar mão do formato em 2022.

Mesmo assim, desde então os canais vem realizando debates sozinhos e, no máximo, em formato de pool com outros veículos que não tivessem semelhança de transmissão, principalmente rádio e sites de notícias da web, o que já vinha virando tradição.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado