Emocionado

Lula chora em diplomação e é aplaudido de pé: "Reconquistar a democracia"

A cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral acontece nesta segunda (12)


Lula chorando em cerimônia de diplomação
Lula não conteve as lágrimas durante cerimônia de diplomação - Reprodução/GloboNews
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 12/12/2022 às 15:04,
atualizado em 12/12/2022 às 15:31

Nesta segunda-feira (12), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu conter as lágrimas durante sua diplomação em Brasília. O presidente eleito se emocionou ao lembrar da primeira vez que ocupou o cargo e disse que sabe que o Brasil esperou por esse momento. "Reconquistar a democracia", destacou ele.

A voz do petista começou a ficar embargada quando ele falou de sua primeira diplomação, em 2002, e disse que o povo brasileiro foi ousado em apostar em uma pessoa que foi questionada diversas vezes por não ter um diploma universitário.

Nesse momento, Lula teve que interromper seu discurso porque não conseguiu controlar o choro e foi aplaudido pelos presentes, que ficaram de pé para homenagear o líder político e entoaram um coro de apoio: "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".

"Eu quero pedir desculpas a vocês pela emoção, porque, para quem passou o que eu passei nesses últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe e de que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa que tentar o arbítrio nesse país."

Lula concluiu: "Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, quanto custou ao povo brasileiro, essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse país".

Em seu perfil no Instagram, o pernambucano publicou uma foto ao lado do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e celebrou: "Esta é mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, é a celebração da democracia".

"Eu quero que vocês saibam que esse diploma não é um diploma do Lula presidente, é um diploma do povo brasileiro. Por isso, reafirmo meu compromisso de fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados", completou.

Diplomação de Lula oficializa resultado das eleições

Alexandre de Moraes e Lula segurando diploma e posando para foto

A cerimônia de diplomação organizada pela Justiça Eleitoral oficializa o resultado do pleito de outubro, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) como presidente e vice-presidente, respectivamente, com mais de 60 milhões votos.

O evento, que está acontecendo nesta segunda-feira (12) no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, sediado em Brasília, habilita os parlamentares para o exercício do mandato de 2023 a 2026.

De acordo com o TSE, a entrega dos diplomas é um ato indispensável para a posse no dia 1º de janeiro, já que é a confirmação de que os candidatos eleitos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos aos cargos.

Logo Melhores do Ano 2023
Melhores do Ano NaTelinha 2023

Foram quase 53 milhões de votos para eleger os grandes destaques de todas as telas. Conheça os vencedores.

CONFIRA
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado