Vem aí

Lula e Bolsonaro vencem guerra e primeiro debate presidencial é marcado na TV

Após pressão das campanhas dos dois líderes nas pesquisas, pool de emissoras foi formado


Lula e Bolsonaro em foto
Lula e Bolsonaro venceram a guerra contra as emissoras por debate - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 29/07/2022 às 13:51,
atualizado em 29/07/2022 às 15:57

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) venceram a guerra contra as emissoras de TV por conta da quantidade de debates marcados para as eleições 2022 e o primeiro encontro entre os presidenciáveis foi confirmado nesta quinta-feira (29). Como pediam os dois líderes das pesquisas para aceitarem um convite, o programa inicial acontecerá no próximo dia 28 de agosto e será em formato de pool, ou seja, uma parceria entre a Band, a Cultura, além do UOL e da Folha, todos nos estúdios da Band.

Segundo nota oficial enviada pela Cultura, o encontro acontecerá num domingo, com início previsto para às 21 horas e será comandado por jornalistas da própria Cultura, além da Band e do UOL. Mas os profissionais da Folha estarão presentes e também poderão fazer perguntas para os presidenciáveis que marcarem presença. Segundo a Lei das Eleições, todos os candidatos cujo partidos tenham pelo menos cinco parlamentares eleitos nas eleições de 2018, mas eles não são obrigados a aceitarem o convite.

O primeiro encontro entre os candidatos é confirmado pouco depois de Lula e Bolsonaro entrarem em pé de guerra com os canais por conta da quantidade de debates agendados ao longo da campanha. Ambos discordaram da quantidade por entenderem que a campanha tem pouco tempo, apenas 45 dias, desde 2018 após mudança na legislação. O petista sugeriu a formação de pool de emissoras para viabilizar três encontros e não confirmou a presença em nenhum programa antes de resolver a questão.

Mesmo assim, as emissoras deram de ombro e agendaram todos os seus debates, mas as campanhas de Lula e Bolsonaro dobraram a aposta e passaram a ignorar os convites. Por causa disso, a CNN Brasil, que iria inaugurar o embate entre os presidenciáveis, foi obrigada a suspender o projeto. Logo depois, foi a vez da Jovem Pan, que também ficou no vácuo depois de convidar os dois com chances reais de vitória. A Band chegou a adiar o seu evento, mas agora já se reajustou para nova data, dentro do formato sugerido. 

Lula e Bolsonaro irão ao debate?

imagem-texto

Ainda que o debate tenha sido confirmado para o dia 28 de agosto, as campanhas de Lula e Bolsonaro não confirmaram a presença dos dois no encontro da Band e Cultura, com a Folha e o UOL. A tendência, no entanto, é que como foi uma sugestão dele, o petista deva aceitar o convite para mostrar boa vontade com os canais que cederam à pressão e compreenderam a situação. Caso o adversário marque presença, aliados do presidente acreditam que ele também estará presente no evento.

Ainda há conversas para mais um pool de emissoras para novo embate entre os presidenciáveis, mas até agora não houve confirmação de data e de quem participaria. Além disso, a Globo confirmou ao NaTelinha que realizará seu debate em 29 de setembro, sem a presença de outros canais e também independente de Lula e Bolsonaro estarem presentes. Neste programa, caberá a William Bonner o papel de mediar as conversas, já que o jornalista topou continuar no cargo por mais um ano.

Como ver o debate presidencial

Onde: Band, Cultura, Folha e UOL

Quando: 28 de agosto, às 21 horas

Quem participa: não há confirmação

Lula e Bolsonaro deveriam ir aos debates?

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado