Encontro

Eleições 2022: Como assistir o debate ao governo de SP na Band

Os cinco primeiros colocados nas pesquisas do estado paulista vão se encontrar pela primeira vez para debater


Fernando Haddad (à esquerda), Tarcísio de Freitas (centro) e Rodrigo Garcia (à direita) em foto montagem
Haddad, Tarcísio e Garcia são os três primeiros colocados nas pesquisas eleitorais - Foto: Montagem

As Eleições 2022 já estão movimentadas, tendo a campanha marcada para começar no dia 16 de agosto, mas a maior parte dos canais de TV e principais veículos de comunicação marcaram as datas de seus debates eleitorais que devem juntar os candidatos ao governo de São Paulo, e a Band será a primeira emissora a realizar a atração, em 7 deste mês. Os cinco primeiros colocados nas pesquisas eleitorais confirmaram presença e terão a oportunidade de apresentar as suas propostas e confrontar os projetos dos seus adversários para tentar convencer o eleitorado.

Historicamente, desde a redemocratização do Brasil, no fim dos anos 80, sempre quem inaugura os debates é a Band, e isso será mantido na eleição para o governador do estado paulista. Rodolfo Schneider é quem vai ter a responsabilidade de mediar o encontro.

O confronto entre os candidatos terá a presença dos cinco primeiro colocados, que são: Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo). É a primeira vez que o quinteto disputará o governo de São Paulo sendo cabeça da chapa.

Elvis foi prefeito de Santana de Parnaíba entre 2014 até 2020. Haddad trabalhou como ministro da Educação e ocupou o cargo de prefeito em São Paulo de 2013 a 2016. Rodrigo Garcia venceu a eleição de 2018 como vice de João Doria (PSDB) e assumiu o governo do estado em abril deste ano, após o empresário renunciar. Tarcísio era ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, deixando a função no começo do ano para disputar a eleição. Poit foi eleito deputado federal em 2018.

As regras foram definidas no dia 21 de julho após uma reunião entre as equipes de campanha dos candidatos. Ficou estabelecido como serão os sorteios de ordens de perguntas e respostas, além de quando alguém terá autorização para pedir direito de resposta.

Lula e Bolsonaro deveriam ir aos debates?

Primeiro bloco do debate da Band para o governo de São Paulo?

Eleições 2022: Como assistir o debate ao governo de SP na Band

A Band decidiu, junto com as equipes de campanha, que o primeiro bloco servirá para que todos os candidatos respondam perguntas programadas e escolhidas pela produção que organiza o encontro. A ordem das respostas foi definida por sorteio na reunião do dia 21 de julho.

Após ocorrer essa etapa, será a vez dos candidatos se enfrentarem. Cada um poderá perguntar para o seu adversário, também por ordem de sorteio. Os participantes vão escolher quem deve responder e, no fim, é preciso que todos tenham participado dessa fase.

O candidato indagado terá quatro minutos para responder ao questionamento, tendo que usar no mínimo um minuto. O tempo não usado pelo político poderá ser usado na tréplica, ou seja, cada um precisará usar suas estratégias para convencer o eleitorado. A Band já realizou esse recurso nos debates de 2020, intitulando a ferramenta como Autonomia para Administrar o tempo.

Segundo bloco

Eleições 2022: Como assistir o debate ao governo de SP na Band

Após os intervalos, os candidatos ficarão cara a cara com os jornalistas que estarão acompanhando o debate. Os profissionais de imprensa terão a autorização para escolher o candidato e realizar a pergunta que acredite ser pertinente sobre o estado de São Paulo. Além disso, o profissional também dirá quem será o candidato que comentará a resposta do adversário.

Terceiro bloco

A parte três do debate colocará os primeiros colocados nas pesquisas novamente em confronto. Por ordem de sorteio, cada candidato pergunta para outro candidato. Todos deverão ter participado do terceiro bloco. Após essa etapa, cada um terá um minuto para realizar as considerações finais.

Onde assistir ao debate para o governo de SP?

Onde: Band.

Quando: 7 de agosto, às 20h.

Quem media: Rodolfo Schneider.

Quem participa: Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo).

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado