Posse

Posse de Lula tem música e cobertura da TV

Evento promete receber milhares de pessoas


Lula na posse de 2002
Posse de Lula será movimentada - Foto: Reprodução/Internet
Por Daniel César

Publicado em 31/12/2022 às 11:59,
atualizado em 31/12/2022 às 11:59

Neste domingo (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como novo presidente do Brasil. Para que ele assuma o posto, uma série de ritos precisam ser cumpridos,. São esperadas em torno de 300 mil pessoas em Brasília para assistir à posse, além de um show com diversos artista que apoiaram o petista durante a campanha, com direito a realização de diversos shows.

Uma parte da cerimônia de posse é a tradicional passagem de faixa. Ainda não está confirmado como será este rito depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu ir embora para os EUA na última sexta-feira (30). Mesmo sendo um símbolo da transferência de poder, o rito não é obrigatório e não interfere em nada.

Enquanto ocorrem as solenidades , na Esplanada dos Ministérios haverá o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas, organizado pela primeira-dama Janja da Silva. Haverá no palco um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa tem início ao meio-dia e já confirmaram presença muitos cantores, com programação quase o dia todo.

A assinatura do termo de posse, no Congresso Nacional, está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de estado de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília e seguem para o Congresso.

A sessão solene tem início às 15 horas. Ali é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.

A imprensa promete fazer cobertura completa, conforme antecipou o NaTelinha, com direito até a presença de William Bonner em Brasília.

Programação da cerimônia de posse de Lula

13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de estado e de governo. Anexo 1 do Senado Federal.

13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; encerramento da Sessão Solene.

15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.

16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.

16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

Programação doe shows na posse de Lula

As apresentações irão ocorrer de forma alternada nos dois palcos.

10h - Cortejo De Manifestações Populares

11h (Palco Elza Soares) - Show "Brasília de Todos os Ritmos" Direção Geral: Dorival Brandão Direção Musical: Alê Capone E Adriano Rocha

12h30 (Palco Gal Costa) - Show Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata

15h50 (Palco Gal Costa) - Show Juliano Maderada e Banda

18h30 (Palco Elza Soares) - Show "Futuro Ancestral" Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho E Gog

19h40 (Palco Gal Costa) - Show "Outra Vez Cantar" Direção Musical: Daniel Ganjaman Participações: Alessandra Leão, Chico César E Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre E Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz E Thalma De Freitas

20h55 (Palco Elza Soares) - Show "Amanã Vai Ser Outro Dia" Direção Musical: Itamar Assiere Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan E Delacruz

22h50 (Palco Gal Costa) - Show Baianasystem convida: Margareth Menezes 00h10 (Palco Gal Costa) - Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

01h10 (Palco Elza Soares) - Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

02h10 (Palco Gal Costa) - Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias

03h10 (Palco Elza Soares) - Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado