Biografia

"O salário mínimo nunca será o ideal porque ele é mínimo"

  • Nome: Luiz Inácio Lula da Silva
  • Nascimento: 27/10/1945
  • Idade: 75 anos
  • Estado civil: Viúvo
  • Profissão: Político
  • País: Brasil
  • Cidade: Caetés (PE)

Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido popularmente apenas como Lula, é político e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi presidente do Brasil durante dois mandatos, entre 2003 e 2010.

De origem pobre, migrou com a família, quando ainda criança, de Pernambuco para São Paulo. O ingresso na política foi resultado da popularidade como metalúrgico e sindicalista. Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já.

Em 1986, elegeu-se deputado federal em São Paulo com votação recorde. Em 1989, concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Voltou a se candidatar em 1994 e 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Venceu a eleição presidencial de 2002 e 2006. Com sua saída do cargo máximo do Poder Executivo, apoiou Dilma Rousseff, também do PT, e manteve-se ativo no cenário político. Em 2016, foi nomeado pela então presidenta como ministro-chefe da Casa Civil, indicação suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em 2017, foi condenado em primeira instância na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por corrupção e lavagem de dinheiro. No ano seguinte, em segunda instância, teve sua prisão decretada. Foi solto em 2019, um dia após o STF decidir que a execução da pena só pode ocorrer com trânsito em julgado da sentença, quando não há mais como recorrer. Em 2021, o ministro Edson Fachin anulou suas condenações na Lava Jato, considerando a Justiça Federal do Paraná incompetente para julgar o ex-presidente.

Foi casado e ficou viúvo duas vezes: de Maria de Lurdes da Silva, união que durou de 1969 até a morte dela, em 1971; e da ex-primeira dama Marisa Letícia Rocco Casa, de 1974 a 2017, quando ela morreu vítima de um AVC. Tem cinco filhos: Marcos Cláudio, Lurian Lula da Silva, Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio.