Vem aí

Globo prepara megacobertura para posse de Lula e escala Bonner

Emissora segue tradição do seu jornalismo e muda a grade para posse de um presidente


Lula em foto
Lula tomará posse dia 1º de janeiro - Foto: Reprodução/Internet
Por Daniel César

Publicado em 21/12/2022 às 04:11,
atualizado em 23/12/2022 às 14:37

Após a intensa cobertura das Eleições 2022, agora as emissoras brasileiras se preparam para um domingo (1º) especial na grade de programação. Boa parte dos canais vai mudar sua grade para transmitir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB). Na TV aberta, a Globo derrubou praticamente todos os seus dominicais para acompanhar o evento, inclusive tirando William Bonner da bancada do JN. Pelo menos SBT e Band garantem fazer movimento semelhante, enquanto GloboNews focará todo o domingo no tema.

É tradição na Globo alterar a grade e dar destaque em seus jornalísticos para posses de presidentes. Foi assim também em 2018, com Bolsonaro (PL), quando montou uma programação especial, e não será diferente com Lula. A emissora vai mostrar os detalhes das solenidades que acontecem no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty, e posse de governadores pelo país.

Uma das grandes novidades é já no sábado (31), porque o Jornal Nacional será apresentado de Brasília por William Bonner. No dia seguinte, o âncora estará ao lado de Renata Lo Prete para comandar ao vivo a transmissão da cerimônia de posse.

A Globo promete repórteres espalhados por vários pontos da cidade trarão em tempo real, durante todo o domingo, a movimentação e as principais informações sobre as cerimônias. O Fantástico deste dia também será ancorado de Brasília por Poliana Abritta e Maju Coutinho

A GloboNews terá à disposição todo o time de comentaristas, apresentadores e repórteres para entradas ao vivo da capital federal durante três dias de cobertura. No sábado os comentaristas analisam o clima e a expectativa para a posse. No domingo o canal ficará ao vivo por 17 horas consecutivas.

A partir das 7h, o noticiário será ancorado por Marcelo Cosme que, às 10h, ganha a companhia de Camila Bomfim. Às 13h, Andréia Sadi, Natuza Nery e Julia Duailibi assumem a ancoragem com a participação de Míriam Leitão, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Ana Flor, Valdo Cruz, Octavio Guedes, Gerson Camarotti, Flávia Oliveira, Mônica Waldvogel, Mauro Paulino e Eliane Cantanhêde.

Às 19h, Camila Bomfim volta ao estúdio para comandar a cobertura da recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty. Das 20h às 22h, Natuza Nery recebe o time de comentaristas na Central GloboNews, montada no estúdio da Globo em Brasília. Em um balanço do dia, o J10 apresentado por Aline Midlej entra no ar às 22h e vai até meia-noite. Na segunda-feira (02), primeiro dia do novo governo, o ‘Estúdio i’ e o GloboNews Mais serão ancorados de Brasília, assim como o ‘J10’, em que Aline Midlej recebe comentaristas e convidados.

SBT, Band e Record na cobertura da posse de Lula

A Band também não quer ficar atrás e garante transmissão ao vivo das 13h às 18h. O canal escalou seus principais âncoras para acompanhar o momento da posse com Eduardo Oinegue e José Luiz Datena se revezam no comando. Mais tarde, às 22h30, uma edição do Canal Livre repercute a cerimônia de posse, já após o encerramento do evento que tem expectativa de receber mais de cem mil pessoas.

Sob o comando do jornalista Marcelo Torres, o SBT também garante que irá transmitir a cerimônia ao vivo, mas não respondeu sobre o tempo em que ficará no ar exclusivamente com a posse ou se haverá apenas flashes na transmissão. Procurada, a Record não revelou sua cobertura para a posse de Lula.

A Record fará entradas na programação em cada um dos momentos mais importantes da cerimônia. A cobertura será ancorada por Eduardo Ribeiro. A posse dos governadores será exibida em reportagens no Domingo Espetacular.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado