Luto

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

Artistas da música, Televisão, Teatro, novos e veteranos morreram em 2021 e deixaram muita saudades


Montagem com fotos de Paulo Gustavo, Marília Mendonça e Tarcísio Meira
Paulo Gustavo, Marília Mendonça e Tarcísio Meira foram alguns dos artistas que morreram em 2021 - Reprodução/Instagram e João Miguel Junior/Globo

Acaba logo 2021! Muito se comentou sobre isso quando algum artista famoso morreu este ano. Artistas veteranos e consagrados na TV e no teatro, jovens com uma carreira promissora pela frente, personalidades no auge do sucesso. Definitivamente não foi fácil! A dor da perda dessas nomes comoveu o Brasil e até o mundo, como foi o caso de Marília Mendonça, uma artista que nos deixou estourada no Brasil e em outros países, como Portugal.

A morte precoce de Marília chocou muita gente, causou dor e deixa uma enorme saudade! Ela não foi a única estrela a se apagar, relembre quem são os artistas que ficarão eternizados em sua arte!

Genival Lacerda

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


Genival Lacerda morreu vítima de complicações da Covid-19, aos 89 anos no dia 7 de janeiro. O cantor lutava contra a doença desde 30 de novembro, quando foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Unimed I, em Recife, Pernambuco.

Desde que foi internado, os fãs estavam torcendo pela melhora de Genival. O artista era natural de Campina Grande e morava em Recife há mais de 25 anos. Dentre suas canções mais conhecidas estão Severina Xique-Xique e De Quem é Esse Jegue?. O cantor deixou um legado de mais de 50 discos gravados.

Zezinho Côrrea

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O cantor Zezinho Corrêa, vocalista do grupo Carrapicho, morreu no dia 6 de fevereiro, vítima da Covid-19. O artista ficou conhecido no país inteiro e na Europa durante a década de 1990. O grupo Carrapicho ficou famoso em todo Brasil e na Europa com músicas como Tic Tic Tac e Vermelho, durante os anos de 1990. Na França, o conjunto musical entrou no top 40 de artistas mais tocados em 1996. 

Kleber Lopes

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

o ator e bailarino Kleber Lopes, humorista de A Praça é Nossa, do SBT, morreu no dia 7 de março.. O artista sofreu uma parada cardíaca devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado desde sábado (6), no Hospital Municipal de Urgência, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. 

Kleber Lopes integrou o balé do SBT no início da década de 2000, atuando em diversos programas da emissora. Na época, ingressou no humorístico A Praça é Nossa, participando do número de abertura do programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega. Depois, foi escalado para fazer figuração e integrar o elenco de apoio das esquetes. 

Em 2016, ganhou de Carlos Alberto e Marcelo de Nóbrega, diretor do programa, a oportunidade de interpretar seu primeiro personagem fixo, Ricky Marcos, um cantor inspirado no astro latino Ricky Martin. Nos anos seguintes, formou parceria com Andréa de Nóbrega como Gigi do quadro A Nova Rica. 

Lúcia Leme

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

A jornalista Lúcia Leme, que comandou o Sem Censura na TV Brasil entre 1986 e 1996 morreu no dia 8 de março. Ela vinha lutando contra um câncer de pulmão e não resistiu às complicações. 

Lúcia começou como estagiária da extinta TV Tupi (1950-1980) no final de 1970. Depois, integrou o time do jornal O Globo e fez sua carreira no jornalismo impresso. Na sequência, foi contratada pela Editora Bloch onde esteve nas revistas Manchete, Fatos e Fotos, Amiga e Ele & Ela, trabalhando simultaneamente na Rádio Manchete, e posteriormente, na TV Manchete.

Leo Rosa

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ator morreu no dia 9 de março, aos 37 anos, de complicações de um câncer.  A doença se iniciou nos testículos e se espalhou pelo corpo. Após enfrentar sessões de quimioterapia, o famoso passou a fazer uso de tratamentos alternativos, chegando a dizer que estava em processo de cura. 

O ator ficou nacionalmente conhecido por protagonizar um dos maiores sucessos da Record: Vidas Opostas (2006), fazendo par romântico com Maytê Piragibe. Depois, esteve ainda em Amor e Intrigas (2007), Promessas de Amor (2009), Rei Davi (2011), Balocobaco (2012), Milagres de Jesus (2014) e Escrava Mãe (2016), que foi reprisada recentemente. 

Irmão Lázaro

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O cantor gospel e ex-integrante do Olodum, Irmão Lázaro, morreu no dia 19 de março, aos 54 anos, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Feira de Santana. No ano passado, o músico foi eleito vereador de Salvador e vinha desempenhando a função do parlamentar. 

Lázaro fez parte do grupo Olodum na década de 1990, mas se converteu ao evangelho e seguiu carreira de cantor gospel. Rapidamente, ele se tornou um grande sucesso no meio e conseguiu emplacar uma das músicas mais escutadas do ritmo, intitulado Eu te Amo Tanto.

Paulo Stein

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

o jornalista esportivo Paulo Stein, morreu aos 73 anos, por complicações da Covid-19 no dia 27 de março. Ele estava internado no hospital Anchieta, no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Com mais de 50 anos de carreira, ele passou por diversas emissoras e atuava  em canais do Grupo Globo até 2019.

Entre 2008 e 2010, trabalhou nos canais ESPN. De 2011 e 2019, esteve no Grupo Globo, atuando nos canais pagos SporTV e no Premiere. Em fevereiro deste ano, ele afirmou que foi demitido por estar acima do peso. A Globo não se manifestou a respeito. 

João Acaibe

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ator, conhecido por interpretar o Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo e o Chefe Chico do remake de Chiquititas (2013-2015), morreu aos 76 anos de complicações da covid-19 no dia 31 de março.

O ator começou sua carreira nos anos 1970 como locutor de rádio. Atuou em quatro novelas da TV Tupi e depois se mudou para a TV Cultura, onde permaneceu entre 1979 e 1983, ganhando destaque com o infantil Bambalalão. 

Agnaldo Timóteo

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O cantor Agnaldo Timóteo morreu no dia 3 de abril, aos 84 anos, por complicações da Covid-19. Ele foi internado em 17 de março e estava desde o dia 27 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Agnaldo Timóteo ficou famoso como cantor e compositor antes de se dedicar à vida política. De origem humilde, começou a despontar por seu potencial vocal, apelidado em estações de rádio como o "Cauby Peixoto Mineiro" nos anos 1950. Já vivendo em Belo Horizonte, foi aconselhado por Ângela Maria (1929-2018, uma de suas inspiradoras, a tentar carreira no Rio de Janeiro. 

Na década de 1960, foi contratado como motorista por Ângela Maria, já uma estrela da época, que também passou a impulsionar sua carreira. Começou a fazer sucesso como intérprete de versões de sucessos internacionais. Com o tempo, firmou-se com popularidade em apresentações no rádio e na TV, tornando-se recordista de vendas. 

Príncipe Philip 

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II morreu na manhã do dia 9 de abril. Ele completaria 100 anos de idade em junho. Philip chegou a ser internado em fevereiro como medida de precaução, mas foi transferido de hospital e passou por cirurgia cardíaca.

Philip esteve ao lado do reinado de Elizabeth por 69 anos, que é o mais longo da história do Reino Unido. "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo", disse o Palácio de Buckingham em comunicado. 

Paulo Gustavo

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


Após dois meses de luta contra a covid-19, o humorista Paulo Gustavo, que ficou eternizado com a personagem Dona Hermínia, recorde de bilheteria nos cinemas, morreu aos 42 anos em maio. Ele estava internado em estado grave no hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro, desde março. Paulo era casado com médico Thales Bretas e deixou dois filhos, fruto de inseminação artificial, Gael e Romeu, de 2 anos.

Paulo ganhou projeção no país com o sucesso da personagem Dona Hermínia no filme Minha Mãe é uma Peça (2013). A sequência do longa produzida em 2016 está entre os cinco filmes mais assistindo na história do cinema nacional. Na Tv, brilhou no Vai Que Cola, 220 Volts, A Vila, Divã, dentre outros.

Ray Reys

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ex-integrante do grupo Menudo, Ray Reyes, morreu no dia 30 de abril aos 51 anos. O comunicado foi divulgado pelo o irmão do cantor através de uma publicação nas redes sociais, que não revelou o motivo da morte do músico.

O Menudo foi criado em Porto Rico, em 1977, após o produtor Edgardo Díaz ter decidido que queria ter uma boy band latina fazendo sucesso em todo planeta, objetivo que foi alcançado na década de 1980. 

Fernando Caetano

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

o jornalista esportivo Fernando Caetano, 50 anos, que trabalhava nos canais Fox Sports e ESPN, morreu no dia 9 de maio. Ele havia sofrido um infarto há 15 dias. 

Com 30 anos de carreira como repórter, Fernando Caetano deixou Marília nos anos 1980 para estudar em São Paulo. Formado em jornalismo, iniciou a carreira na década seguinte, na rádio Jovem Pan. Na época, trabalhou em diversas editorias, como economia e polícia. Com o tempo, se encontrou no esporte, segmento a que se dedicou ao longo da trajetória. 

Eva Wilma

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

A atriz Eva Wilma morreu no dia 15 de maio, aos 87 anos. Ela estava internada desde o dia 15 de abril em tratamento contra um câncer de ovário, mas não resistiu, tendo um quadro de insuficiência respiratória. 

Entre os papéis mais lembrados estão as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão de Mulheres de Areia (1973) e a vilã Maria Altiva de A Indomada (1997). Seu trabalho mais recente em novelas foi em O Tempo não Para (2018) na pele da Dra. Petra. 

Nelson Sargento

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O sambista Nelson Sargento morreu no dia 27 de maio, aos 96 anos de idade. Ele foi presidente de honra da Mangueira e autor de sucessos como Agoniza, mas não morre. O músico foi diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19).

Nelson Mattos ganhou a alcunha de Sargento depois de ter servido o Exército. Na adolescência, despontou na música, mas somente aos 31 anos de idade compôs o primeiro trabalho que ganhou notoriedade. Em 1955, escreveu Primavera, samba-enredo que ficou conhecido como As Quatro Estações. Na década de 60, fez parte do grupo A Voz do Morro, ao lado de nomes como Paulinho da Viola, Jair do Cavaquinoho, José da Cruz, dentre outros.

Januário de Oliveira

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ex-narrador Januário de Oliveira morreu aos 81 anos, no dia 31 de maio, após ficar 11 dias internado em um hospital particular de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ele sofreu uma parada cardíaca, enquanto enfrentava um quadro de pneumonia, não resistindo às complicações. Conhecido por narrar jogos de times cariocas, fez muito sucesso ao trabalhar na Band. 

Camilla Amado

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

A atriz Camilla Amado morreu aos 82 anos no dia 6 de junho. Veterana da TV, do teatro e do cinema, ela fez seu último trabalho na televisão em Éramos Seis (2019), no papel de Candoca. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascida no Rio de Janeiro, Camilla Amado começou a carreira nos palcos na década de 1950. A estreia em novelas foi em Um Gosto Amargo de Festa (1969), na Tupi. Esteve em outras dezenas de títulos, como Cordel Encantado (2011) e Amor Eterno Amor (2012) além de participações nas séries Sítio do Picapau Amarelo e Tapas & Beijos.

Orlando Drummond

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

Orlando Drummond, o eterno Seu Peru da Escolinha do Professor Raimundo, morreu aos 101 anos, no Rio.,no dia 27 de julho. O ator ficou internado durante dois meses se tratando de uma infecção urinária. Ele havia recebido alta no mês passado.  O veterano deu entrada na unidade de saúde em abril, preocupando amigos e fãs, e passou boa parte do tempo no CTI (Centro de Terapia Intensiva). O quadro de saúde se agravou no início de maio, após ser transferido para o quarto. Agora, curado da infecção urinária, ele deve seguir em observação em casa. 

Na Escolinha do Professor Raimundo, Orlando Drummond fez parte do elenco original como Seu Peru, o papel mais marcante da carreira. Ainda na Globo, atuou na novela Caça Talentos (1996) e integrou a equipe do Zorra Total entre 1999 e 2013. 

Alicinha Cavalcanti

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

Alicinha Cavalcanti, uma das maiores promoters do Brasil, morreu aos 58 anos, no dia 2 de agosto. A empresária faleceu vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que ela travava luta desde quando foi diagnosticada com a comorbidade, em 2017. 

Alicinha era muito querida entre os famosos. Organizadora de muitos eventos no país e referência na área, a promoter era responsável por camarotes em festas e shows, como no Carnaval no Rio de Janeiro.  

Paulo José

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


O ator morreu dia 11 de agosto, aos 84 anos, por complicações de uma pneumonia. Ele lutava contra o Parkinson há mais de 28 anos e estava internado em um hospital do Rio de Janeiro há 20 dias. Vários personagens do ator ficaram marcados na memória do público, como o Shazan, de O Primeiro Amor (1972), que conquistou principalmente as crianças com a dupla com Flávio Migliaccio, o Xerife, morto em 2020. Outro tipo marcante foi o Orestes, de Por Amor (1997), um personagem que abordava o alcoolismo. A última aparição do ator foi em Em Família (2014), trama de Manoel Carlos que abordou o Mal de Parkinson, doença que o ator sofria na vida real.

Tarcísio Meira

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


O veterano e eterno galã de novelas morreu no dia 12 de agosto, aos 85 anos, vítima de complicações da covid-19. Ele faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava intubado. Tarcísio era casado desde 1962 com Glória Menezes, que também ficou internada na mesma unidade com o coronavírus e felizmente se recuperou.

O último trabalho do artista ocorreu em Orgulho e Paixão.Entre seus papéis de destaque ao longo dos mais de 50 anos de carreira estão Irmãos Coragem (1970), Cavalo de Aço (1973), Escalada (1975), Espelho Mágico (1977), Roda de Fogo (1986), Torre de Babel (1998), O Beijo do Vampiro (2002) e Insensato Coração (2011).

Sérgio Manberti

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ator Sérgio Mambertii morreu no dia 3 de setembro, aos 82 anos de idade. Ele estava intubado em um hospital da rede Prevent Senior, em São Paulo, com uma infecção nos pulmões e faleceu devido a uma falência múltipla de órgãos. 

Entre os seus papeis marcantes na TV, ficou conhecido pelo público como o mordomo Eugênio, na novela Vale Tudo (1988). Além disso, também interpretou o Dr. Vitor no Castelo Rá-Tim-Bum (1994). Em abril, fez o lançamento de sua biografia, intitulada de Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo. 

Josy Oliveira

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

A ex-BBB Josy Oliveira, que participou da nona edição do reality show da Globo, morreu no dia 4 de setembro, os 43 anos, em São Paulo. De acordo com informações divulgadas pelos familiares, ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante uma cirurgia para tratar um aneurisma.

Mineira de Juiz de Fora, Josy Oliveira havia sido diagnosticada com o aneurisma no final de 2020. 

Dudu Braga

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morreu no dia 8 de setembro, aos 52 anos. O diretor da Globo, Boninho, também fez uma postagem no Instagram lamentando a morte. Dudu lutava contra um câncer no peritônio, membrana que reverte a parede abdominal, e estava internado no hospital Albert Eintein em São Paulo.

Ele era casado há 17 anos com Valeska Braga e deixa um filha, Laura, de 5 anos. O produtor musical e radialista recomeçou a quimioterapia em dezembro do ano passado: "Meu pai ficou arrasado, eu também para falar a verdade", disse durante uma live no Instagram. 

Luis Gustavo

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

O ator Luis Gustavo morreu no dia 19 de setembro, aos 87 anos, em sua casa em Itatiba, no interior de São Paulo, vítima de um câncer no intestino. Ele lutava contra a doença desde 2018, o que o motivou a se afastar do trabalho. 

Pioneiro na TV, Luis Gustavo protagonizou Beto Rockfeller (1968), trama da TV Tupi que revolucionou o gênero no Brasil. Entre os maiores sucessos do artista também está o Sai de Baixo, humorístico exibido na Globo entre 1996 e 2002. Ele foi um dos criadores da sitcom e integrava o elenco na pele de Tio Vavá. A série deu origem a um filme, lançado em 2019, que foi o último trabalho do veterano, já com a saúde debilitada. 

Gilberto Braga

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021
o autor Gilberto Braga, escritor de clássicos da teledramaturgia como Escrava Isaura (1976), Dancin Days (1978) e Vale Tudo (1988), morreu aos 75 anos no dia 26 de outubro. O novelista lutava contra o Mal Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, Braga teve uma infecção sistêmica, ocorrida por causa de uma perfuração de esófago, e não resistiu às complicações.

Gilberto deixa um legado de mais de 20 produções na televisão brasileira. Referência na teledramaturgia, marcou seu nome nas novelas por seu estilo único. Alcançou seu primeiro grande sucesso com Escrava Isaura, se destacou em Dancin Days (1978), Água Viva (1980) e Corpo a Corpo (1984) e Vale Tudo (1988), um dos seus principais sucessos.

Marília Mendonça

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

No dia 5 de novembro, Marília Mendonça morreu aos 26 anos em um acidente aéreo, ocorrido em Caratinga, interior de Minas Gerais. A cantora estava acompanhada do seu produtor Henrique Ribeiro, o tio, que era assessor Abicieli Silveira Dias Filho, que também morreram na tragédia, assim como o piloto e o copiloto da aeronave.

A morte de Marília causou uma comoção nacional. Artistas de todos os gêneros musicais lamentaram a perda da cantora, um dos principais nomes femininos ao tornar o sertanejo e a sofrência uma paixão nacional. Marília Mendonça deixou um filho, Leo, 2 anos, fruto do seu relacionamento com o cantor Murilo Huff. O acidente aconteceu quando ela estava a caminho de um show. Após sua morte, suas músicas do projeto Patroas, em parceria com Maiara e Maraisa, bateram recorde de audiência nas principais plataformas de música

Cristiana Lôbo

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021

A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu no dia 11 de novembro em virtude de um mieloma múltiplo, que foi agravado por uma pneumonia contraído nos últimos dias. Ela tinha 63 anos de idade e estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Cristiana atuou como jornalista por mais de três décadas e começou cobrindo política do estado de Goiás, até se mudar definitivamente para Brasília. No jornal O Globo, foi setorista do Ministério da Saúde, época em que viu ser criada a carteira de vacinação. Sua estreia na TV ocorreu na GloboNews, em 1997. De lá pra cá, integrou o time de comentaristas no Jornal das Dez.

 

Noemi Gerbelli

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


A atriz Noemi Gerbelli, conhecida por interpretar a diretora Olívia na novela Carrossel (2012-13), no SBT, morreu no dia 1º de dezembro, aos 68 anos. A informação foi publicada pela sobrinha e atriz Vanessa Gerbelli. Vanessa relatou que ela sofria uma "dor muda".

"Hoje se foi esta pessoa tão importante na minha vida. Abriu os meus caminhos para o teatro e foi, em muitos momentos da minha juventude, uma mestra, uma protetora. Noemi Gerbelli, atriz paulistana, minha tia. Fique com Deus e os anjos", escreveu.

Jairo Lourenço

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021
O ator Jairo Lourenço, de 60 anos, morreu no dia 29 de outubro. Ele vivia na cidade de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, e acabou não resistindo a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele ficou conhecido pelo grande público por participar da novela Vale Tudo (1988), um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira, onde interpretou o papel de Luciano, melhor amigo de Ivan (Antonio Fagundes).

Tommy Lane

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


O ator Tommy Lane, conhecido por seus papéis em 007, Viva e Deixe Morrer e Amor, Sublime Amor, morreu aos 83 anos de idade no dia 29 de outubro, informou o NY Post. Ele estava lutando contra uma doença pulmonar obstrutiva e não resistiu às complicações.

Tommy ganhou destaque após aparecer no filme policial Shaft, considerado um dos filmes mais importantes de Hollywood nos anos 70. No longa, Lane teve um pequeno papel interpretando Leroy, um personagem que quebrou a janela do escritório do protagonista e detetive particular John Shaft.

Mila Moreira

Retrospectiva: Relembre famosos que morreram em 2021


A atriz morreu no dia 6 de dezembro, aos 75 anos, após passar mal durante uma viagem com amigos para Paraty. Ela foi encaminhada para o hospital CopaStar em uma ambulância mas não resistiu. Mila Ela começou a carreira como modelo aos 14 anos. Ao longo de sua trajetória, participou de cerca de 30 novelas e minisséries. Foi uma das primeiras da passarela a ir para a atuação, o que lhe rendeu comentários preconceituosos na época.

Em uma entrevista ao Vídeo Show (1983-2019), ela relembrou o caso: "Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um preconceito. Todo mundo ficava esperando para meter o pau mesmo".

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado