Luto

Morre ator de Chiquititas e Sítio do Picapau Amarelo por Covid-19

João Acaiabe está no ar em Chiquititas no SBT


João Acaiabe levantando os braços em cena
João Acaiabe morre vítima de Covid-19 - Foto: Divulgação/SBT
Por Redação NT

Publicado em 01/04/2021 às 09:58,
atualizado em 01/04/2021 às 10:37

Morreu na noite dessa quarta-feira (31), aos 76 anos, o ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo e o Chefe Chico do remake de Chiquititas (2013-2015). Aos 76 anos, João foi diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19) no dia 15 de março, mas não resistiu às complicações da doença.

Na página oficial no Instagram do ator, o último comunicado surgiu há 14 horas no feed e conta que ele tomava cuidado como poucos para tentar não ser infectado pelo vírus. "A seu pedido, solicitou que a família não divulgasse o fato para evitar que os seus milhares de amigos, admiradores enviassem uma grande quantidade de mensagens, telefonemas e porque, no fundo, acredita que vai superar o coronavírus. Nos últimos dias, porém, seu estado clínico piorou e foi transferido para a UTI, intubado", escreveu.

No ano passado, Acaiabe havia informado que foi diagnosticado com insuficiência e renal e estava na fila por um transplante de rim. Ele foi intubado justamente ontem e faleceu depois de sofrer duas paradas cardíacas. Seu sepultamento ocorrerá na cidade de Espírito Santo do Pinhal, região de Campinas, no interior de São Paulo, onde nasceu.

Numa triste coincidência, o Chefe Chico da primeira versão de Chiquititas, Gésio Amadeu, também faleceu em decorrência da Covid-19, em agosto do ano passado.

As homenagens à João Acaiabe

Thays, filha do ator, homenageou o pai nas redes sociais: "Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até que a gente se encontre novamente, porque almas gêmeas nunca se separam!".

Giovanna Grigio, a Mili do remake de Chiquititas, também escreveu: "A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias e aprender com você com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. Obrigada por tudo!".

A carreira de João Acaiabe

O ator começou sua carreira nos anos 1970 como locutor de rádio. Atuou em quatro novelas da TV Tupi e depois se mudou para a TV Cultura, onde permaneceu entre 1979 e 1983, ganhando destaque com o infantil Bambalalão. Posteriormente se mudou para a Band e em 1985 integrou o elenco de Tenda dos Milagres, de Aguinaldo Silva. Ao todo, ainda, esteve em 23 filmes.

Seus trabalhos de destaque mais recentes foram o Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo, entre 2001 e 2006. E depois, como o Chefe Chico em Chiquititas no SBT entre 2013 e 2015.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado