Grande perda

Ator Paulo José morre aos 84 anos no Rio

Artista deixa um legado de cinquenta trabalhos na TV


Ator Paulo José posado para foto
Ator Paulo José morre aos 84 anos no Rio - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 11/08/2021 às 19:53,
atualizado em 11/08/2021 às 20:26

Nesta quarta-feira (11), o ator Paulo José morreu após longa luta contra o Mal de Parkinson, doença da qual lutava há 28 anos. O artista estava internado em um hospital do Rio há 20 dias, se tratando de um quadro de pneumonia. O ator deixa um legado de cinquenta trabalhos na televisão, entre novelas, minisséries e séries.

Vários personagens do ator ficaram marcados na memória do público, como o Shazan, de O Primeiro Amor (1972), que conquistou principalmente as crianças com a dupla com Flávio Migliaccio, o Xerife, morto em 2020.

Outro tipo marcante foi o Orestes, de Por Amor (1997), um personagem que abordava o alcoolismo. A última aparição do ator foi em Em Família (2014), trama de Manoel Carlos que abordou o Mal de Parkinson, doença que o ator sofria na vida real.

Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul, cidade do Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937. O primeiro contato do ator com a arte foi no teatro na escola. Após passagem por Porto Alegre (RS), Paulo foi morar em São Paulo na década de 1960 e começou a trabalhar no Teatro de Arena. Não demorou muito pra ter seu primeiro contrato com a televisão. 

Ele estava na Globo desde 1969 e só saiu do canal apenas uma vez, em 1988, para fazer uma rápida passagem pela Manchete, ao participar do elenco da novela Olho por Olho. 

Paulo José ganhou muitos prêmios no cinema

No cinema, Paulo José foi eternizado em vários papéis marcantes, como o Macunaíma, no longa homônimo de 1969, além do Paulo, de Todas as Mulheres do Mundo (1966). Ao longo de sua carreira, o ator ganhou mais de 20 prêmios pelos seus trabalhos, principalmente no cinema. Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel, Clara Kutner e Paulo Henrique Caruso

 

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado