Exclusivo

William Bonner vai mediar debate na Globo? Jornalista tomou a decisão

Jornalista foi o responsável por mediar todos os debates nos últimos anos


William Bonner na bancada do JN
William Bonner vai mediar o debate eleitoral em 2022 - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 28/07/2022 às 05:55,
atualizado em 28/07/2022 às 14:22

William Bonner já bateu o martelo e decidiu se quer ou não mediar o debate eleitoral dos presidenciáveis nas eleições 2022. Mesmo resistindo muito à ideia e cogitando abandonar o papel após mais de duas décadas como o responsável pelo encontro dos candidatos no primeiro e no segundo turno, o titular do Jornal Nacional informou a Globo que topa continuar no cargo, ao menos neste ano.

O NaTelinha já havia trazido com exclusividade que o jornalista pretendia se afastar do debate por conta do desgaste que sofreu em sua vida particular em 2018 com ataques e fake news sofridas. Mesmo assim, a Globo vinha insistindo para mantê-lo no cargo e finalmente Bonner acenou positivamente para seguir como mediador do encontro entre os presidenciáveis no primeiro e no segundo turno. 

Procurada, a assessoria de comunicação da Globo confirmou que William Bonner será o mediador do debate no primeiro turno, que acontecerá em 29 de setembro. Além disso, o canal também informou que manterá o encontro entre os candidatos, independente da presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Com isso, existe a chance do jornalista reencontrar o atual presidente, que já fez diversos ataques contra ele.

Mas este não será o único possível encontro entre Bonner com Lula e Bolsonaro, já que os dois líderes nas pesquisas mais recentes pretendem participar da sabatina do Jornal Nacional, prevista para acontecer em meados de agosto com os principais presidenciáveis. Neste caso, além do jornalista, também fará parte da bancada a titular do programa, Renata Vasconcellos, que vai ganhar protagonismo na cobertura do jornalístico para a campanha.

William Bonner nas Eleições 2022

imagem-texto

Bonner havia comunicado a direção de jornalismo da Globo que estava cansado do trabalho diário e que se sentiu muito atacado nas eleições 2018, quando foi um dos alvos de uma série de fake news e já afirmou até que foi obrigado a se afastar das redes sociais e chegou a ficar sem sair de casa com medo do que poderia acontecer com ele e com familiares por conta da tensão. A entrevista com Bolsonaro no JN foi considerado um dos mais tensos da história e gerou apreensão até de diretores do grupo.

Diante disso, o jornalista afirmou que não pretendia mediar o debate eleitoral entre os candidatos, mas sua opção nunca foi aceita pela direção da emissora, que considera o nome dele fundamental para a estrutura da cobertura eleitoral. Diante disso, o canal passou a buscar alternativas para convencer sua principal estrela da área a seguir num momento considerado delicado e, ao mesmo tempo, importante. A ampla defesa do jornalismo profissional e da democracia foi o que convenceu Bonner, segundo fontes ouvidas pela reportagem, a seguir nesta função, ao menos por enquanto.

Este, no entanto, deve ser a última eleição em que ele ficará à frente dos debates eleitorais da Globo e a cúpula de jornalismo já foi informada disso, como condição para aceitar continuar. Mesmo assim, todos os esforços estão voltados para trabalhar neste debate, que todos na emissora consideram que será muito difícil e exige uma organização complexa e ninguém pretende falar sobre o próximo passo, pois há muito chão para os próximos quatro anos.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado