Vai rolar

Lula e Bolsonaro pretendem ir à sabatina do Jornal Nacional

Presidenciáveis estão negando convites, mas devem aceitar ao da Globo


Lula e Bolsonaro em montagem
Lula e Bolsonaro devem ir ao Jornal Nacional - Foto: Montagem

Os principais candidatos a presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) pretendem ir à sabatina do Jornal Nacional, prevista para acontecer no mês de agosto. Os dois líderes da corrida eleitoral nas eleições 2022 não estão respondendo a nenhum convite feito por emissoras, tanto para entrevistas quanto para debates, mas no caso do jornalístico da Globo, a tendência é que ambos compareçam.

Quem deu a informação em primeira mão foi o Poder360 e, fontes ouvidas pelo NaTelinha nas campanhas ligadas aos dois candidatos também afirmaram que a tendência é que eles estejam presentes no encontro com William Bonner e Renata Vasconcellos. Até o momento, Lula e Bolsonaro já deixaram de comparecer à Central das Eleições, que está entrevistando os candidatos a presidente na GloboNews. Mesmo assim, a emissora decidiu manter os encontros com os outros presidenciáveis, Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Ciro Gomes (PDT).

A decisão das pessoas envolvidas nos trabalhos de Lula e Bolsonaro é que tanto um quanto o outro evite fazer muitas entrevistas e participe dos vários debates agendados pelos canais de TV, rádio e veículos de comunicação. Trata-se de uma estratégia para evitar desgastes diante de um questões incômodas, já que o entrevistado não consegue controlar as perguntas e nem os embates. Por isso, as duas campanhas, que estão muito à frente dos concorrentes segundo as mais recentes pesquisas, pretendem manter os números em alta evitando qualquer gafe pública.

Mas o Jornal Nacional é exceção na avaliação das duas campanhas. Fontes ouvidas pelo NaTelinha afirmam que os envolvidos na comunicação de Lula e de Bolsonaro entendem que não se pode perder um palco deste tamanho. Apenas em São Paulo, em 2018, a entrevista de Jair Bolsonaro para o JN marcou 31,4 pontos, número alto que nenhum horário eleitoral, sabatina ou debate pode conseguir. Dados da Kantar Ibope indicam que no Brasil todo, as entrevistas com os candidatos nas eleições passadas ultrapassaram a barreira dos 35 milhões de telespectadores alcançados.

Um nome da campanha de Lula, ouvido pela reportagem sob a condição de sigilo, informou que o presidenciável jamais vai conseguir reunir um público deste tamanho o ouvindo simultaneamente e, por isso mesmo é que não se pode dizer não ao Jornal Nacional. Mesmo assim, tanto o petista quanto o atual presidente decidirão sozinhos pela resposta e não caberá às campanhas de ambos tomar a decisão.

Lula e Bolsonaro fora da TV

imagem-texto

Enquanto acumulam tempo no horário eleitoral, Lula e Bolsonaro seguem esnobando os convites das emissoras e deixam a cobertura da TV refém dos dois. A CNN Brasil foi obrigada a suspender seu debate, porque não teve resposta dos dois, e foi seguida pela Jovem Pan um dia depois. Nesta quarta-feira (27), a Band seguiu o mesmo caminho e adiou o encontro dos presidenciáveis.

Enquanto não aparecem na TV, os líderes da campanha eleitoral acumulam seguidores nas redes sociais, em levantamento exclusivo feito pelo NaTelinha, que mostra que os candidatos a presidente somados chegam a 86 milhões de seguidores na web.

Mas se não aparece na televisão, Lula começou a dizer sim a alguns encontros e topou ser entrevistado nesta quarta-feira. O petista foi sabatinado pelo UOL, de forma virtual, após esnobar o convite da GloboNews. Esta foi a primeira aparição pública dele a um veículo de comunicação.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado