Tensão no ar

Acusações e gritaria: Os barracos dos debates políticos na TV

Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Luciana Genro e outros políticos protagonizaram momentos de treta ao vivo


Aécio Neves levantando o dedo e Jair Bolsonaro tenso em debates
Acusações e gritaria: Os barracos dos debates políticos na TV - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 28/07/2022 às 06:59,
atualizado em 28/07/2022 às 09:13

Mais uma eleição se aproxima e os brasileiros terão a oportunidade, no dia 2 de outubro, de escolher os políticos que acreditam serem mais adequados como representantes daquilo que pensam. Pouco mais de dois meses, os candidatos já começam a fazer campanhas para conquistar mais o público, mas um dos principais termômetros para se conhecer um político é a participação deles em um debate na TV, onde podem confrontar ideias de rivais e responder a indagações.

Mas nem sempre essas conversas na televisão, geralmente mediado por um jornalista, foi tão saudável assim. Em algumas ocasiões, candidatos ofenderam outros com palavras de baixo calão, fake news (notícias Falsas), gritos e acusações. Relembre os momentos de barracos inesquecíveis nos debates políticos na televisão.

Levi Fidelix e Luciana Genro

Antes das eleições presidenciais de 2014, Levi Fidelix deu uma resposta a uma pergunta de Luciana Genro que deu o que falar durante o debate na Record. Na ocasião, a então candidata do Psol, perguntou ao político sobre o que ele pensava sobre o reconhecimento de família um casal de duas pessoas do mesmo sexo. Na resposta, Levi afirmou que órgão excretor não reproduz, gerando espanto em Luciana.

"Jogo pesado agora, hein. Nessa aé jamais você deveria entrar. Olha, minha filha, tenho 62 anos, pelo que vi na vida, dois iguais não fazem filho. E digo mais: desculpe, mas aparelho excretor não reproduz. Não podemos jamais deixar que tenhamos esses que aí estão, querendo escorar essa minoria, a maioria do povo brasileiro", disse.

Assista:

Aécio Neves e Luciana Genro

Na mesma pré-eleição de 2014, Luciana Genro esteve envolvida em mais uma polêmica, dessa vez no debate na Globo. Ao criticar Aécio Neves, também candidato naquele ano, Luciana ficou furiosa com resposta do opositor, que levantou o dedo para ela. "Luciana, não seja leviana. Você está aqui como candidata a presidente da república. Você não deve ofender os outros...", disse o ex-governador de Minas Gerais, interrompido por Luciana que gritou: "Você não levante o dedo pra mim".

Aécio continuou seu discurso, deixando Luciana com mais raiva ainda. "Você não deve ofender os outros sem conhecer do que está falando. No meu governo foram feitas para atender as pessoas do meu estado (...) acusações levianas em véspera de eleição não servem a um debate desse nível. Lamentavelmente você não está preparada para ser presidente da república", disse.

Assista:

Paulo Maluf e Leonel Brizola

Durante a participação no debate na Band para o primeiro turno em 1989, apresentado por Marilia Gabriela, Paulo Maluf e Leonel Brizola quase saíram no tapa. Ao fazer suas considerações finais, Maluf lamentou sobre a discussão que teve com o opositor no início do programa e o ofendeu. Em resposta, Brizola pediu para fazer um aparte (um comentário) atrapalhando o pensamento do rival. A partir daí o barraco se instalou no palco.

"Eu quero dizer com toda tranquilidade que eu não vim aqui para assistir baixaria, que eu venho aqui para debater ideias, pra debater com pessoas que querem ser candidato a presidente da república. E, portanto, são obrigados a ter estabilidade emocional. Quem é desequilibrado não pode ser presidente da república, então, o que eu faço um apelo. Estamos com 10, 15 milhões de pessoas nos ouvindo…", disse Maluf antes de ser interrompido. "Pode me dar um aparte? Me dá licença?", pediu Brizola. "Não lhe dou aparte porque eu tenho esse um minuto, não lhe dou dar aparte", gritou o rival. É então que Brizola chama Maluf de filhote da ditadura e o caos se instala.

Assista:

Jair Bolsonaro e Guilherme Boulos

No debate da Band em 2018, mediado pelo saudoso Ricardo Boechat, Jair Bolonaro e Guilherme Boulos trocaram acusações. O presidente não gostou nada do comentário do opositor e o chamou de desclassificado. "Bolsonaro, o Brasil todo sabe que você é racista, machista e homofóbico, mas tem coisa que muita gente não sabe. 27 anos como deputado, ficou 10 anos no partido do Paulo Maluf, teve mordomias, recebeu auxílio moradia tendo casa, comprou cinco imóveis. O negócio familiar, com monte de filho, também no mesmo esquema que você. Bolsonaro representa a velha política corrupta, das velhas práticas. Você não tem vergonha?", indagou Boulos.

"Eu teria vergonha se eu tivesse invadido casa dos outros. Auxílio moradia está previsto em lei, ser imoral é outra história. Imoral é você fazer o que você faz. Eu não vim aqui pra bater boca com cidadão desqualificado como esse aí", respondeu Bolsonaro.

Assista:

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado