Vai falar

Após ignorar GloboNews, Lula aceita sabatina no UOL

Líder das pesquisas, vai falar pela primeira vez em uma sabatina


Lula durante discurso
Lula participará de sabatina com o UOL - Foto: Reprodução
Por Daniel César

Publicado em 26/07/2022 às 22:33,
atualizado em 26/07/2022 às 23:56

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar pela primeira vez de uma sabatina promovida por um veículo de comunicação na campanha das eleições 2022, mas não será para a Globo ou para a GloboNews na Central das Eleições. O presidenciável preferiu ser entrevistado na sabatina promovida pelo UOL, que acontecerá na próxima quarta-feira (27) e que teve a presença do petista confirmada, o que não vinha acontecendo para outras emissoras de TV até o momento e que vem provocando ruídos na cobertura.

O próprio UOL confirmou através das redes sociais que Lula participará de seu debate no UOL Entrevista, que vai ao ar às 10h e será mediada pelo jornalista Kennedy Alencar e terá como entrevistadores Alberto Bombig e Carla Araújo. Esta será a primeira aparição pública de Lula em um evento organizado por veículo de comunicação e que não seja feito por seu próprio partido ou por siglas aliadas.

A presença do líder das pesquisas na sabatina do UOL chama a atenção por acontecer exatamente na mesma semana em que a GloboNews realiza a Central das Eleições, sua sabatina com os presidenciáveis. Por coincidência, Lula falará ao UOL no mesmo dia em que o canal de notícias da Globo sabatinará Ciro Gomes (PDT), antigo aliado e que virou um de seus principais rivais nas eleições 2022. Já o PT não confirmou presença para participar da sabatina da emissora, assim como seu maior adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e, por isso, ambos ficaram de fora da rodada de entrevistas.

O UOL ainda não divulgou se Bolsonaro estará presente também em sua sabatina, mas o próprio presidente havia dito para seus seguidores, no cercadinho do Palácio do Planalto, que somente iria a debates ou sabatinas que Lula também se fizesse presente, como é o caso do UOL Entrevista, por isso a expectativa de aliados e rivais é de que esta seja a primeira entrevista dele a um veículo de comunicação após lançar sua candidatura de forma oficial.

Com isso, essa será a primeira oportunidade que o telespectador e eleitor brasileiro terá para ouvir Lula por meio de um veículo de comunicação.

Lula ignorou a Globo e outras emissoras

imagem-texto

E a posição de Lula chama a atenção também porque ele não vem ignorando apenas a Globo ou a GloboNews, assim como Bolsonaro, sem dar respostas para nenhum canal, ele vem atrapalhando a cobertura das eleições 2022 e transformando os canais em reféns nas decisões sobre o período eleitoral

Com esse posicionamento, a CNN Brasil foi obrigada a suspender seu debate eleitoral, previsto para acontecer no próximo dia 06 de agosto e que seria o primeiro encontro de candidatos desse período eleitoral. Logo depois, a Jovem Pan seguiu a concorrente e também suspendeu seu debate, que aconteceria três dias depois, em nove de agosto.

As duas emissoras, no entanto, trabalham para realizar um encontro de presidenciáveis através de um pool de emissoras, ou seja, uma parceria de vários canais que transmitiria o encontro simultaneamente, algo que o próprio Lula havia pedido para facilitar o ritmo da campanha eleitoral. Até o momento, no entanto, não há decisão sobre o tema e, tanto o petista quanto Bolsonaro não confirmaram presença nos debates, e eles são muitos, já agendados e, enquanto isso, as emissoras continuam esperando.

Como ver a sabatina de Lula?

Onde: UOL Entrevista - perfil do site no YouTube, Facebook, TikTok e pelo UOL

Quando: quarta-feira, 27 de julho, às 10h

Com quem: Mediação de Kennedy Alencar e comentários de Alberto Bombig e Carla Araújo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado