Mundo digital

Candidatos a presidente somam mais de 86 milhões de seguidores na web; veja quem é o mais seguido

Levantamento do NaTelinha mostra o número de seguidores dos candidatos a presidente da república


Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes, com seguidores nas redes sociais, em montagem
Qual o candidato mais seguido nas redes sociais? - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 27/07/2022 às 04:17,
atualizado em 27/07/2022 às 09:20

Nenhum candidato das eleições 2022 nega a importância do mundo digital, quase tanto quanto o da TV e do rádio. Por conta disso, a maioria vem investindo em diversas redes sociais para ampliar sua voz durante a corrida eleitoral. Entre todos os candidatos a presidente, o total de seguidores nas principais redes do Brasil ultrapassa os 86 milhões. É o que indica levantamento exclusivo feito pelo NaTelinha.

Seguindo a cobertura das eleições 2022 na TV, o NaTelinha irá acompanhar a evolução dos candidatos nas maiores redes sociais do país e o primeiro levantamento, divulgado nesta reportagem, ocorreu no último domingo (24). Semanalmente uma nova reportagem mostrará os novos números e o crescimento de cada um dos presidenciáveis, até o dia das eleições, em 02 de outubro.

No levantamento foram consideradas apenas as contas oficiais de cada candidato, ignorando perfis de apoio, ainda que populares. Foram pesquisados os seguidores do Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, Telegram e TikTok, as redes mais populares do Brasil neste momento. Entre todos os presidenciáveis, o total de seguidores na web chegou a 86.026.131, mais da metade disso apenas com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro é o candidato mais seguido

imagem-texto

Muito à frente de seus adversários nas redes, Bolsonaro tem mais de 49 milhões de seguidores somando todas as suas redes sociais oficiais. Seu melhor desempenho é no Instagram, onde o presidente conta com 20,3 milhões de seguidores, mais do que os 14 milhões do Facebook. Ele é o candidato mais seguido, no entanto, em todas as redes sociais pesquisadas e, no total, tem 57,8% de todos os seguidores do levantamento.

O atual presidente já vinha se destacando nas redes sociais nas eleições de 2018, uma vez que sua inserção na web iniciou muito antes, por volta de 2014 e, desde então, o investimento nunca mais parou, como no Youtube, onde ele apresenta uma live semanal e acumula 3,7 milhões de inscritos em seu canal oficial.

Lula cresce nas redes sociais

Quem é o candidato a presidente mais seguido na web

Em segundo lugar nessa lista aparece Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo tendo demorado para iniciar sua inserção nas redes, já que não é candidato desde 2006 e passou 2018 preso, Lula já superou outros adversários, mas aparece bem longe de seu principal rival, Bolsonaro. No total, o petista acumula 15.066.400 seguidores entre todas as redes sociais pesquisadas.

O melhor desempenho do líder da Datafolha também é no Instagram. Na rede social da Meta, ele aparece com 5,5 milhões de seguidores e supera o perfil do candidato no Facebook, onde conta com 4,9 milhões. Lula também performa bem no Twitter e no YouTube, mas tem números baixos no Telegram, apenas 74,3 mil inscritos, pouco mais de 5% do número de Bolsonaro.

E os outros?

imagem-texto

Seguidor nas redes sociais pode até não significar votos e talvez por isso, mesmo com Lula liderando as pesquisas, aparece bem atrás de Bolsonaro, assim como o terceiro colocado. Na web, quem segue os dois é André Janones (Avante), que tem pouco mais de 11,8 milhões de seguidores, deixando Ciro Gomes (PDT) para trás. O terceiro colocado nas pesquisas tem 4,2 milhões somados, praticamente mesmo índice de Pablo Marçal (Pros), que não pontua alto nas pesquisas, mas é considerado uma celebridade digital.

Simone Tebet (MDB), que tenta emplacar como terceira via não tem grande alcance na internet e, mesmo somando todas as suas redes, aparece com apenas pouco mais de 600 mil seguidores, já que no YouTube ela trancou o canal e impediu de verificar o número de seguidores. Os outros candidatos, com índices bem mais modestos, mal ultrapassam os 50 mil.

Confira o total de seguidores dos candidatos em cada rede social:

Quem é o candidato a presidente mais seguido na web

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado