Números

Horário eleitoral: Lula ou Bolsonaro? Quem terá mais tempo na TV?

Horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começa a partir do dia 26 de agosto


Lula e Bolsonaro, que lideram horário eleitoral, em tela dividida
Lula e Bolsonaro lideram tempo do horário eleitoral - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 26/07/2022 às 06:01,
atualizado em 19/08/2022 às 12:48

O Horário Eleitoral Gratuito já tem data para começar nas eleições 2022: dia 26 de agosto. Na corrida eleitoral para presidente, a faixa disponibilizada no início da tarde e durante à noite será utilizada às terças, quintas e sábados, já que os outros dias serão voltados para governador e deputados estaduais. E qual dos candidatos terá o maior tempo na TV e no rádio? Os dois líderes nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), estão com relativa folga na comparação com os adversários. Os dados foram liberados oficialmente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última quinta-feira (18).

Os dados oficiais do Tribunal mostra que Lula lidera a fatia de tempo do horário eleitoral. O petista garantiu uma coligação com 9 partidos. PT, PSB, Solidariedade, PV, PC do B, Psol, Rede, Avante e Pros somarão os minutos a que têm direito e, na parte para presidente, todo será entregue a ele. Com isso, durante o período entre 26 de agosto a 29 de setembro, o líder das pesquisas acumulará terá 3 minutos e 39 segundos nas três vezes por semana, duas vezes ao dia, em que o horário presidencial for ao ar.

Logo depois, o presidente Bolsonaro também terá longo tempo para falar aos eleitores, diferente de 2018, quando ele teve poucos minutos no total. Filiado ao PL, ele garantiu ainda uma coligação com o PP, o Republicanos, o PSC e o PTB, o que entregará o direito de falar por 2 minutos e 38 segundos. 

Horário eleitoral: quem vem depois

imagem-texto

Depois é a vez de Simone Tebet (MDB), a candidata da terceira via. Ela conseguiu atrair o PSDB e o Cidadania para sua coligação e terá dois minutos e vinte segundos, apenas 18 segundos a menos que o atual presidente. De forma surpreendente, a seguir aparece Soraya Thronicke (União Brasil). Isso porque, a legenda é nova e nasceu da fusão entre o Democratas e o PSL, se tornando a maios sigla do país em número de parlamentares. Por causa disso, ela, que não teve coligação, terá sozinha 2 minutos e 10 segundos. 

Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro nas pesquisas, não fechou coligação e, sozinho, terá apenas 52 segundos. Fecham o horário eleitoral, Roberto Jefferson (PTB), com 25 segundos e Felipe D'Ávila (Novo), com 22 segundos.

O TSE também sorteou a ordem de aparição dos candidatos dentro do horário, que irá ao ar às terças, quintas e sábados, antes do almoço e no horário nobre, tendo transformado Pantanal na novela das dez. Roberto Jefferson será o primeiro, seguido de Thronicke e Felipe D'Ávila. Logo depois é a vez de Lula e Tebet. Bolsonaro será o penúltimo a aparecer e Ciro fecha o período.

Veja quanto tempo cada candidato terá no horário eleitoral

Lula (PT): 3 minutos e 39 segundos

Bolsonaro (PL): 2 minutos e 38 segundos

Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 20 segundos

Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos

Ciro Gomes (PDT): 52 segundos

Roberto Jefferson: 25 segundos

Felipe D'Ávila: 22 segundos

 

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado