Fernando Mitre

Vídeo: Chefão da Band diz que Bolsonaro ataca urna eletrônica

Diretor da emissora lembrou que o momento é diferente da época da ditadura militar


Fernando Mitre e Jair Bolsonaro, em montagem
Fernando Mitre criticou Bolsonaro - Foto: Montagem

O diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, afirmou na última sexta-feira (05) que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ataca a urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro. O chefão da emissora lembrou ainda que a maioria dos brasileiras não quer e não apoiaria um golpe, mas que as dúvidas e inseguranças acontecem por conta das declarações de Bolsonaro.

Em vídeo postado nas redes sociais, Mitre, que comanda o jornalismo da Band, comparou a carta aos brasileiras, escrita em 1977, com a carta pela democracia, feita atualmente. "Na carta aos brasileiros de 77 havia uma semente, que floresceu no campo democrático, antes silenciado, mas que já estava àquela altura, se mexendo contra a ditadura, cresceu e veio a grande conquista: a democracia", lembrou.

A partir daí, o jornalista passou a falar sobre a política atual. "Não faltam comparações daquela carta com os manifestos democráticos de agora, embora os tempos sejam outras. Quem viveu os dois momentos respirou ares totalmente diferentes. Pra começar, as instituições estão aí em pleno funcionamento", garantiu antes de ponderar. "Lembrando que a grande maioria dos brasileiros não quer, nem acredita em golpe".

"As dúvidas crescem a cada ataque do presidente às urnas eletrônicas, ao sistema eleitoral e as reações a isso, a discussão, a mobilização e a insegurança também, chegando a área dos negócios, já fazem parte da realidade hoje. Essas dúvidas e discussões estarão aí até o dia das eleições, e quem sabe depois"

Fernando Mitre

Band e Bolsonaro

Vídeo: Chefão da Band diz que Bolsonaro ataca urna eletrônica

A relação do Grupo Bandeirantes com o presidente não é como já foi. Bolsonaro chegou a dar entrevistas exclusivas para a emissora desde 2018 e tinha em Datena um aliado até recentemente, cogitando ele como possível candidato ao senado. Porém, por mais de uma ocasião, o canal se mostrou independente e crítico às decisões do político.

Em 2020, o jornalismo lançou um editorial criticando o filho dele, Eduardo Bolsonaro (PL) e o então chanceler Ernesto Araújo, por baterem boca nas redes sociais com o embaixador da China por causa do coronavírus. "A provocação desnecessária de um deputado irresponsável, seguida por um chanceler idiotizado, uma espécie de avesso do Barão de Rio Branco, colocou o Brasil em conflito com seu maior parceiro comercial, pura inépcia. O chefe da diplomacia, que teria como missão zelar pelos interesses do país, torna-se assim, um obstáculo, talvez o maior no caminho de nossas relações com a China" , dizia parte da nota.

Band nas Eleições 2022

Vídeo: Chefão da Band diz que Bolsonaro ataca urna eletrônica

A afirmação de Mitre acontece dois dias antes da Band dar o pontapé inicial na cobertura das Eleições 2022 com o debate para o governo de São Paulo e de outros estados, que acontece no próximo domingo (08). Marcarão presença os candidatos Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). A mediação fica a cargo de Rodolfo Schneider, que vem se preparando desde o início da semana para o embate entre os políticos.

Além disso, o canal espera contar com a presença de Bolsonaro, além de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) no debate que ela vem organizando em parceria com a TV Cultura, Folha e UOL, previsto para o dia 28 de agosto.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado