Discreto

Rodolfo Schneider revela como se prepara para mediar debate: "É como um juiz"

Jornalista vai apostar na discrição para dar protagonismo aos candidatos


Rodolfo Schneider em um estúdio da Band
Rodolfo Schneider vai ser o mediador do debate para o governo de SP - Foto: Divulgação/Band

No próximo domingo (7), os cinco primeiros colocados nas pesquisas eleitorais ao governo do estado de São Paulo vão se reunir para participar do debate da Band, que terá a mediação do jornalista Rodolfo Schneider. O apresentador terá a missão de fazer com que todos os participantes respeitem as regras, evitando confusões e favorecimento para qualquer lado. Porém, para que o trabalho seja bem feito, o comunicador tem como objetivo ser o mais discreto possível, deixando o protagonismo para os concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes.

A reunião entre os candidatos terá a presença de Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo). É a primeira vez que o quinteto disputará o governo de São Paulo sendo cabeça da chapa.

As regras da atração foram definidas no dia 21 de julho depois de uma reunião entre as equipes de campanha dos postulantes ao governo paulista. Ficou estabelecido como serão os sorteios de ordens de perguntas e respostas, além de quando alguém terá autorização para pedir direito de resposta.

Com todas as regras determinadas, Rodolfo iniciou sua preparação para mediar o encontro. O jornalista explica, em entrevista exclusiva ao NaTelinha, que seu papel é ser o mais discreto possível permitindo que os candidatos possam debater seus projetos para que os eleitores escolham o que acreditam ser o melhor.

"A ideia é interferir o mínimo possível e deixar os candidatos à vontade para apresentar o maior volume de propostas ao eleitor. Mediador de debate é que nem juiz de futebol: quanto menos aparecer, melhor. Os holofotes são dos candidatos e de seus planos de governo”, afirma Schneider.

Schneider tem 18 anos na Band, tendo iniciado na empresa como estagiário de jornalismo no Rio de Janeiro. Ele cresceu no canal e se transformou em diretor executivo de Jornalismo e Esportes da Bandeirantes. Recentemente, o jornalista assumiu a Direção Nacional de Conteúdo da emissora.

A corrida eleitoral começará neste mês de agosto e a Band será responsável pelo primeiro encontro entre os concorrentes ao governo de SP. Historicamente, desde a redemocratização do Brasil, no fim dos anos 80, sempre quem inaugura os debates é o canal da família Saad, e isso será mantido na eleição para o governador do estado paulista.

Lula e Bolsonaro deveriam ir aos debates?

Debate na Band para o governo de SP

Eleições 2022: Como assistir o debate ao governo de SP na Band

A Band decidiu, junto com as equipes de campanha, que o primeiro bloco servirá para que todos os candidatos respondam perguntas programadas e escolhidas pela produção que organiza o encontro. Na sequência, cada um poderá perguntar para o seu adversário, também por ordem de sorteio. Os participantes vão escolher quem deve responder e, no fim, é preciso que todos tenham participado dessa fase.

Após os intervalos, os candidatos ficarão cara a cara com os jornalistas que estarão acompanhando o debate. Os profissionais de imprensa terão a autorização para escolher o candidato e realizar a pergunta que acredite ser pertinente sobre o estado de São Paulo. Além disso, o profissional também dirá quem será o candidato que comentará a resposta do adversário.

A parte três do debate colocará os primeiros colocados nas pesquisas novamente em confronto. Por ordem de sorteio, cada candidato pergunta para outro candidato. Todos deverão ter participado do terceiro bloco. Após essa etapa, cada um terá um minuto para realizar as considerações finais.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado