Bastidores

Por que a Globo não aceitou entrevistar Bolsonaro em Brasília

Presidente queria privilégio dado a Lula e Dilma


Logo da Globo e imagem de Jair Bolsonaro
Bolsonaro não foi perseguido pela Globo - Foto: Montagem

O principal pedido de Jair Bolsonaro (PL) para participar da sabatina do Jornal Nacional não foi atendido pela Globo. O presidente queria ser entrevistado no Palácio da Alvorada, mas teve a solicitação negada pela direção de jornalismo do canal. Aliados do candidato criticaram a emissora porque ele não recebeu o mesmo tratamento dado a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Dilma Rousseff (PT).

O imbróglio começou na tarde da última quinta-feira (04), quando a campanha de Bolsonaro fez uma série de imposições para aceitar o convite do Jornal Nacional, todos negados pela direção de jornalismo da Globo. Uma delas era de que ele fosse entrevistado por William Bonner e por Renata Vasconcellos em Brasília ao invés de ir à bancada do JN.

Com a negativa da emissora, bolsonaristas reagiram quase que imediatamente. A crítica é porque Lula, em 2006 e Dilma Rousseff (PT), em  2014, quando estavam concorrendo à reeleição, tiveram direito de serem sabatinados na Alvorada. Na visão dos aliados do presidente é de que a Globo está o perseguindo ao mudar a regra justamente quando é a vez dele e deram a entender que a decisão ocorreu por conta das críticas que o presidenciável faz ao canal.

Mas a Globo está perseguindo Bolsonaro? Não. A proibição de entrevistar o presidente na Alvorada não surgiu em 2022 e nem por causa dele. A direção de jornalismo do canal mudou suas normas na vez dele. A mudança aconteceu em 2014, logo após a reeleição de Dilma.

Por que a Globo mudou as regras na vez de Bolsonaro?

Por que a Globo não aceitou entrevistar Bolsonaro em Brasília

A coincidência das novas regras serem usadas pela primeira vez com Bolsonaro é isso: coincidência. O NaTelinha apurou que a decisão foi tomada para não favorecer o candidato que disputa reeleição. A própria Globo reconheceu que o clima na bancada do JN é considerado hostil pelos presidenciáveis por conta do posicionamento duro dos âncoras e porque os candidatos não estão em ambientes favoráveis.

Sabatinar o presidente, que já costuma ter vantagem na TV porque comanda o país, no Palácio da Alvorada, território em que ele tem diversos aliados próximos, diminuiria este impacto. Por isso o canal optou por extinguir a permissão em 2014. Porém, em 2018 não houve reeleição e as regras novas acabaram não sendo colocadas em prática.

Ao ter seu pedido recusado, Bolsonaro ficou irritado e cancelou a participação, que já havia sido confirmada até pelo filho dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL). A Globo, no entanto, informou que, sem o aceite dentro do horário, ele estaria excluído da participação no programa. Na manhã desta sexta, no entanto, houve acordo e a presença dele na bancada do JN foi sacramentada.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado