Voltou

Carlos Nascimento volta à TV para impedir barraco de candidatos

Jornalista foi escolhido como mediador do pool que reúne CNN Brasil e SBT


Carlos Nascimento em foto
Carlos Nascimento vai mediar o pool do SBT e CNN Brasil para o debate eleitoral - Foto: Reprodução/SBT
Por Daniel César

Publicado em 01/08/2022 às 16:51,
atualizado em 01/08/2022 às 16:59

Carlos Nascimento está voltando à TV após dois anos afastado. E a volta do jornalista é para tentar impedir barraco entre os candidatos presidenciáveis num dos pools formados por emissoras para viabilizar a realização de debates eleitorais. Ainda sem saber se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estarão presentes, o nome do profissional foi confirmado como o mediador do pool que reúne CNN Brasil e o SBT, além de contar com o Estadão, Terra e Veja e que acontecerá no dia 24 de setembro.

A confirmação foi dada pela assessoria do SBT ao NaTelinha com a explicação da escolha do nome. Nascimento não está contratado por nenhum dos veículos que fazem parte do pool e, assim, não haveria benefício a algum deles nessa parceria firmada. Ele será contratado especificamente para este trabalho e pago através do consórcio formado pelo grupo para bancar a realização do debate.

A reportagem apurou que o nome de Nascimento não foi apenas por ele estar fora do mercado, mas por ser um dos profissionais mais experientes em cobertura televisiva e também por já ter mediado outros debates entre presidenciáveis, inclusive feitos pelo próprio SBT. Embora atualmente não esteja trabalhando, o jornalista também mantém relação amistosa com candidatos e não fez nenhuma inimizade, principalmente com Lula e Bolsonaro.

No governo Lula (2003-2010), inclusive, ele ainda estava na Globo e chegou a sabatina-lo para o Jornal Hoje e fez toda a cobertura da eleição e também da reeleição do petista. Já à época da votação em 2018, Nascimento estava no comando do SBT Brasil e foi responsável pelo debate entre os presidenciáveis, mantendo o controle entre os presentes. O então candidato Bolsonaro não compareceu porque se recuperava das inúmeras cirurgias feitas após levar uma facada durante a campanha.

Artistas devem se manifestar sobre política no Rock in Rio?

Por que Carlos Nascimento?

Carlos Nascimento volta à TV para frear barraco de candidatos

Quem tinha dúvida sobre a capacidade de Nascimento de mediar um debate num período tão polarizado, bastou olhar os arquivos recentes para qualquer sombra de falta de convicção sumisse. Ele também comandou o encontro entre os candidatos ao governo de SP naquele ano e viralizou na web ao perder a paciência com João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), por conta do posicionamento dos dois ao longo do debate.

Ao longo do programa, os dois candidatos passaram a interromper um ao outro, o que infringia as regras da atração, até que Carlos Nascimento perdeu a paciência e avisou que expulsaria quem quer que fosse se continuasse descumprindo as regras acordadas entre as campanhas. Esta postura firme, porém com educação foi um dos exemplos citados entre os executivos envolvidos no pool. A expectativa é de que os embates entre os candidatos, principalmente se Lula e Bolsonaro marcarem presença, pois deverão ser alvos dos rivais e, por isso, era necessário alguém centrado, mas que conseguisse controlar o ambiente e a escolha foi no jornalista de 67 anos.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado