Entenda

Após esnobarem emissoras, Lula e Bolsonaro podem ganhar mais espaço

Dupla pode ter tempo aumentado, caso não haja novo nome no partido


Montagem de fotos com Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro serão beneficiados e ganharão mais tempo de TV - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 01/08/2022 às 08:00,
atualizado em 01/08/2022 às 09:01

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) podem ser os grandes beneficiados, ao menos quando o assunto é televisão, com a desistência de Luciano Bivar (União Brasil) da corrida presidencial nas eleições 2022. O candidato anunciou, no último domingo (31), que não irá concorrer após um acordo com o petista e que o apoiará ainda no primeiro turno, mas não com a legenda toda o seguindo.

O NaTelinha já havia feito um levantamento que mostrou o tempo de TV de cada candidato para o horário eleitoral, que se inicia no dia 26 e deve durar até o dia 29 de setembro. Porém, sem a presença de Bivar esses números devem mudar significativamente, já que ele era o terceiro com maior fatia de tempo, atrás justamente de Lula e Bolsonaro e superando nomes como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Com a presença do candidato do União Brasil, o tempo de Lula no total seria de 89 minutos e 48 segundos, enquanto o de Bolsonaro ficaria com 84 minutos e 12 segundos. A seguir, seria o próprio Bivar que disporia no total de 50 minutos e 12 segundos. Já no horário diário, o petista teria 7 minutos e 4 segundos, enquanto Bolsonaro ficaria com 6 minutos e 41 segundos e Bivar com 4 minutos e 20 segundos. Agora, sem ele, os números podem ser alterados nos próximos dias.

Lula e Bolsonaro beneficiados

imagem-texto

Caso o União Brasil não anuncie um novo nome para a corrida eleitoral, todo o tempo que estaria disposto a Bivar passará a ser dividido proporcionalmente entre os candidatos, como Lula e Bolsonaro já lideram o tempo por terem mais espaço, eles acabarão ganhando ainda mais minutos na comparação com seus concorrentes diretos. Mas isso só acontecerá caso a sigla não substitua o desistência e indique outro candidato para a corrida eleitoral.

Também existe a hipótese, mais improvável, porém, de que a legenda aproveite a desistência para fechar coligação com outros partidos e apoie algum dos presidenciáveis e, neste cenário, todo o tempo de TV do União Brasil iria para este nome. Isso não deve acontecer porque já houve deliberação e os diretórios estaduais foram liberados para apoiar quem quiserem, portanto é muito difícil conseguir reunir todos em torno de um só nome novamente.

Artistas devem se manifestar sobre política no Rock in Rio?

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado