Exclusivo

Por Lula e Bolsonaro, emissoras se juntam para salvar debate

Canais tentam realizar debate com a presença dos líderes na pesquisa


Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro irão aos debates? como as emissoras se organizam? - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 29/07/2022 às 04:49,
atualizado em 29/07/2022 às 11:14

As emissoras de TV ainda não perderam a esperança de realizar um debate eleitoral com a presença de todos os candidatos a presidente ainda no primeiro turno, inclusive os dois líderes nas pesquisas eleitorais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Para isso, canais que precisaram suspender ou adiar as datas de seus encontros com os presidenciáveis se articulam para realizar um pool e assim convencer os candidatos a aceitarem comparecer, embora a articulação seja bastante difícil.

Tudo começou quando a CNN Brasil suspendeu seu debate, que abriria a rodada de encontro entre os presidenciáveis porque Lula e Bolsonaro não confirmaram presença. Logo depois, foi a vez da Jovem Pan agir igual e também cancelar seu evento, que seria o segundo. Coincidência ou não, a Band, terceira emissora no calendário, adiou o debate para duas semanas depois, assim ganhando tempo para negociar com as campanhas dos dois primeiros colocados a fim de tentar convencê-los a comparecer.

Desde o dia em que suspendeu o seu evento, a CNN procurou outros canais para tentar negociar um pool de emissoras e se juntarem para realizar um debate coletivo que iria ao ar simultaneamente em todas elas e assim, convencer Lula e Bolsonaro a aceitarem participar. Isso porque a justificativa das campanhas era de que, com o período eleitoral reduzido para 45 dias, desde 2018, o tempo ficou apertado para tantos debates, já que todas as emissoras querem realizar o seu próprio encontro. Com várias juntando-se, as datas diminuiriam e facilitaria a agenda dos presidenciáveis.

O NaTelinha apurou que, neste momento, há conversas quentes entre alguns canais. Band e CNN Brasil encabeçam as conversas e a tendência é que o primeiro debate aconteça em 28 de agosto, um domingo. O jornalista Maurício Stycer confirmou que a Band fechou com o UOL, a Folha e a TV Cultura o primeiro pool para levar todos os presidenciáveis para os estúdios da Band, que serão utilizados enquanto profissionais de outros canais estarão presentes.

Mas elas não são as únicas, a CNN Brasil e o SBT, que estava em outro pool, mas com empresas diferentes, articulam com a Jovem Pan e a TV Aparecida, que tem seu próprio encontro com os presidenciáveis, mas teme que eles não compareçam, se ajustam para realizar outro encontro. A Record, até o momento, não faz parte desse grupo. Já a RedeTV! informou à reportagem que o seu debate está mantido, no dia 2 de setembro.

Lula vai a três debates

imagem-texto

O NaTelinha mostrou, na última quinta-feira (28), que Lula tem o interesse em participar de três debates, sendo dois deles no formato de pool e um apenas da Globo, que já avisou que não irá se juntar às concorrentes e que realizará seu programa no dia 29 de setembro com ou sem a presença do petista e de Bolsonaro. Neste momento, no entanto, não há movimentação além das emissoras já citadas e elas não demonstram interesse em se dividir.

Já Bolsonaro ainda não se manifestou junto às emissoras com nenhuma sinalização para ir ou não aos debates em formato de pool. Mas nos bastidores das direções de jornalismo acredita-se que ele irá a todos os encontros que contarem com a presença de Lula. O próprio presidente já havia dito algo semelhante durante conversa com seus apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto.

Neste momento, a tendência é que o desejo de Lula deva se realizar com três debates no primeiro turno: um feito por Band, UOL, Folha e TV Cultura, enquanto CNN, SBT, Jovem Pan e TV Aparecida caminham para fazer outro. E o terceiro, da Globo. RedeTV! e Record ainda não definiram o que fazer.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado