Números

Lula ou Bolsonaro, quem lidera? Datafolha "foge da TV" e exibe resultado

Instituto divulgou seus números antes do horário do Jornal Nacional


Lula e Bolsonaro, líderes do Datafolha
Lula lidera Datafolha - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 28/07/2022 às 18:41,
atualizado em 28/07/2022 às 18:57

O Datafolha marcou para esta quinta-feira (28) a divulgação de seu mais recente levantamento para as eleições 2022 entre os candidatos a presidente. Embora o instituto seja utilizado pela Globo no Jornal Nacional para informar o telespectador sobre a fotografia do momento, os números foram exibidos bem antes do horário do programa. E quem está liderando a corrida eleitoral é Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo dados divulgados na Folha, Lula aparece à frente com 47%, sem variação em relação à pesquisa anterior, quando ele tinha 47%, no mês de junho. Já Bolsonaro ficou em segundo lugar com 29%, diferente dos dados apresentados no mês passado, quando o atual presidente tinha 28%. Os dois são os únicos candidatos competitivos neste momento, quando começa a campanha eleitoral, de fato, já que todos os outros não apresentam desempenho que possam colocá-los com chances reais de irem ao segundo turno.

Ciro Gomes (PDT), está em terceiro lugar com 8% e no mês passado ele tinha 8%, muitos pontos atrás dos dois primeiros colocados. Simone Tebet (MDB), surge logo depois com 2%, enquanto tinha apenas 1% das intenções de votos em junho. André Janones (Avante), que vinha surpreendendo e chegou a 2%, no Datafolha anterior, agora está com 1%. Os outros nomes seguem com desempenho semelhante um mês depois dos resultados anteriores.

Veja o desempenho dos candidatos no Datafolha

No cenário principal, que é o que aparece todos os candidatos que já confirmaram presença na campanha eleitoral, os números indicam o seguinte resultado:

Lula (PT): 47%

Bolsonaro (PL): 29%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Simone Tebet (MDB): 2%

André Janones (Avante): 1%

Brancos/Nulos: 6%

Não sabe: 3%

Datafolha no Jornal Nacional

imagem-texto

Embora tenha sido divulgada duas horas antes do Jornal Nacional e repercutido nos principais veículos de comunicação do país, o Datafolha terá lugar de destaque no principal jornalístico da Globo, já que é o único Instituto que vem ganhando espaço pela emissora carioca em 2022. Além disso, o canal costuma encomendar pesquisas eleitorais da empresa ligada à Folha e também do Ibope, que não existe mais.

Este Datafolha é o que deve pautar a sabatina do Jornal Nacional, que pretende convidar os cinco primeiros convidados para as entrevistas no final de agosto. Com isso, a tendência é que sejam convidados, Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet e Janones. Os dois primeiros devem comparecer, o que não estão fazendo em outros encontros até o momento, segundo apurou o NaTelinha.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado