Exclusivo

Cássia Kis denuncia colegas de Travessia por assédio moral na Globo

Atriz diz estar sofrendo discriminação por conta de suas convicções políticas e religiosas


Cássia Kis em foto como Cidália
Cássia Kis denunciou colegas ao compliance da Globo - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 14/11/2022 às 18:42,
atualizado em 14/11/2022 às 18:42

Cássia Kis denunciou alguns nomes do elenco de Travessia por assédio moral ao compliance da Globo. A denúncia foi feita no final da semana passada, onde ela também aponta discriminação por conta de seu posicionamento político e religioso e pede providências da empresa.

Segundo uma fonte ouvida pela reportagem e que teve acesso à parte do teor da denúncia, Cássia citou nomes e situações que a fizeram sentir-se discriminada. Numa delas, a atriz lembrou que colegas de Travessia saem do camarim a cada vez que ela entra para trabalhar. Além disso, ela lembrou que não tem tido a mesma oportunidade de melhorar seu desempenho como Cidália porque tem sido impedida de trabalhar. 

O NaTelinha já havia antecipado que atores e atrizes estavam se recusando a ensaiar com Cássia e alegavam constrangimento diante das atitudes dela. Nessa ocasião, um grupo do elenco da novela a denunciou para o compliance por conta de intolerância religiosa e homofobia.

Na denúncia, a intérprete de Cidália afirmou que virou alvo de apelidos capciosos por conta de sua convicção religiosa. A atriz ainda teria afirmado que sofre com zombarias por defender o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Um dos apelidos, segundo pessoas ligadas ao elenco, é "esposa de Bolsonaro", por conta da insistência em defender o presidente.

A atriz vem sendo chamada também de Perpétua nos bastidores da trama - uma referência à personagem de Joana Fomm, em Tieta (1989). Na trama escrita por Aguinaldo Silva, com base na obra de Jorge Amado, a vilã é uma beata reacionária que defende valores ultrapassados, embora ela própria não se comporte assim.

Cássia Kis teria apresentado prints de conversas por WhatsApp, segundo a mesma fonte ouvida, mostrando que a história não é como contaram. Cássia mostrou que nomes do elenco de Travessia defendiam o voto em Lula e acusavam Bolsonaro de genocida e crimes que, segundo ela, ele não cometeu nem foi condenado. A ideia é apontar que, se atores progressistas podem defender seus ideais no trabalho, ela também pode.

Globo não toma posição sobre Cássia Kis

imagem-texto

Mesmo com as denúncias que foram feitas contra ela, a Globo não tomou nenhuma posição a respeito. Cássia Kis foi denunciada mais de uma vez ao compliance, seja por membros do elenco, por funcionários dos bastidores ou por jornalistas da casa. 

Agora, a equipe responsável por acompanhar o comportamento de seus funcionários é pressionada a se posicionar após a própria atriz fazer uma denúncia.

Nos bastidores, segundo apurou o NaTelinha, a cúpula da Globo entende que o movimento da atriz foi pensado. Isso porque, no caso de uma demissão, ela pode alegar ter sido injustiçada, sofrido assédio e entrar com um processo milionário na Justiça.

O caso vem sendo tratado com extremo cuidado entre os membros da direção da emissora e não há uma definição prevista. A ideia é respeitar ao máximo os anos de serviços prestados pela atriz e evitar confusão judicial. Uma pessoa próxima a Ricardo Waddington afirmou que, neste momento, a tendência é que Cássia Kis fique até o fim da novela.

Leia também

Acusada de homofobia, Cássia Kis retruca: "Problema meu"

Cássia Kis é flagrada em protesto contra resultado das eleições

Cássia Kis vive isolamento em Travessia e elenco racha

Cássia Kis ignora pressão por demissão e vai a outro protesto antidemocrático

Cássia Kis diz ser vítima de assédio moral e nega homofobia

Cássia Kis perde cenas em Travessia

Um diretor de Travessia conversou com a reportagem sob a condição de sigilo e falou que o clima nos bastidores anda tenso. A produção tem tentado separar as cenas de Cidália de modo que Cássia grave com o menor número de desafetos possível neste período e fique restrita a quem continua tendo algum tipo de laço fora do trabalho com ela.

Embora oficialmente a produção de Travessia garanta que o cronograma de gravações não foi afetado, quem trabalha na novela desmente a versão.

Para manter a harmonia minimamente dentro do possível, o diretor artístico da trama, Mauro Mendonça Filho, vem mudando o cronograma de Cidália. A atriz vem gravando cenas adiantadas do núcleo com Humberto Martins e Jade Picon, enquanto de outros colegas as sequências são empurradas e só é gravado o que for estritamente necessário.

Nos bastidores, fala-se que Glória Perez já foi questionada, mas a autora teria afirmado que não pretende se meter na história e vai acatar a decisão da direção da casa. Ela não pretende mexer na sinopse e defende que problemas e convicções pessoais não podem afetar o ambiente de trabalho.

Glória retruca quando é questionada por manter a atriz, dando a entender que a manutenção acontece só pelo fato de que Cássia é bolsonarista. A autora lembra que boa parte do elenco manifestou-se a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que ela não pauta seu trabalho pelas convicções políticas do elenco e por isso não pretende aceitar pressões.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo não se manifestou. Caso o faça, a reportagem será atualizada.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado