- Meio: Rede de televisão comercial aberta
- Fundação: 26 de abril de 1965 por Roberto Marinho
- Proprietário: João Roberto Marinho / José Roberto Marinho / Roberto Irineu Marinho
- Ligação: Grupo Globo
- Presidente: Paulo Marinho
- Pincipais diretores: Ricardo Waddington, Ali Kamel, Boninho, José Luiz Villamarim
- Sede: Jardim Botânico, 266 - Rio de Janeiro
- Cobertura: 98,5% do território nacional
- Página oficial: redeglobo.globo.com
- Situação: No ar
Em 1957, o Canal 4 do Rio de Janeiro já era uma concessão pública cedida ao grupo que controlava a Rádio Globo, mas a Rede Globo passou a existir oficialmente em 25 de abril de 1965 com a exibição do programa infantil Uni Duni Tê. O primeiro jornal da emissora foi Tele Globo, uma espécie de embrião do Jornal Nacional.
Em 1977, Boni assumiu a função de diretor geral e revolucionou a grade da emissora, criando a programação vertical e aproveitando-se da crise da Tupi e do fim recente da Excelsior para contratar diversos artistas populares das concorrentes, como Regina Duarte, além de novelistas como Lauro Cezar Muniz, Ivani Ribeiro e Dias Gomes.
No fim dos anos 70 e início dos 80, a Globo se tornou líder de audiência e passou a ocupar praticamente toda a fatia de publicidade, abrindo cada vez mais distância para a concorrência. Nos anos 90, o canal inaugurou o Projac - atualmente Estúdios Globo - maior complexo de TV da América Latina e passou a produzir suas novelas por conta própria.
Novelas, aliás, vendidas para mais de 200 países e que marcaram as gerações, com audiência de quase 100% dos televisores do país, como Selva de Pedra (1972) e Roque Santeiro (1985). O Brasil parou para ver novelas como Vale Tudo (1988) e Avenida Brasil (2012).
Com programas icônicos, a Globo revelou e consolidou artistas como Chacrinha, Silvio Santos, Dercy Gonçalves, Faustão e, mais recentemente, Ana Maria Braga, Luciano Huck e Regina Casé.
No jornalismo, o canal também fez história ao atingir o topo da audiência com o Jornal Nacional - atingindo a marca de 30 a 40 milhões de brasileiros por dia - e nomes como Cid Moreira e William Bonner.
Atualmente, o canal se uniu a outras empresas do grupo no projeto Uma Só Globo e vem investindo no streaming com o Globoplay, além de seguir apostando nas novelas, no jornalismo e no esporte.