Pegou mal

Vídeo com jornalistas festejando vitória de Lula gera caça às bruxas na Globo

Emissora emitiu nota criticando o comportamento da equipe de redação


William Bonner e Renata Lo Prete, na Globo, durante apuração
Globo quer descobrir quem vazou vídeo - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 31/10/2022 às 19:55,
atualizado em 31/10/2022 às 20:58

Não pegou bem o vazamento do vídeo mostrando jornalistas da Globo comemorando a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições 2022 nesse domingo (30). A cúpula da empresa emitiu dura nota criticando o comportamento de seus contratados como forma de tentar conter danos, mas tenta apurar quem teria vazado o vídeo para tomar algum tipo de posicionamento. O clima na redação é de caça às bruxas.

Segundo apurou o NaTelinha, a direção de jornalismo está inconformada com o vazamento do vídeo porque quebra uma norma não escrita da empresa. Todo funcionário sabe que não é permitido tornar público o que acontece dentro de uma redação jornalística e isso é praxe em toda empresa. Jornalistas ouvidos pela reportagem confirmaram que o clima é de revolta porque o grupo se sente traído e com falta de privacidade.

Para os profissionais é preciso identificar quem vazou o vídeo e não há dúvidas de que isso aconteceu por questões ideológicas. A direção da Globo é ciente que, majoritariamente, a equipe de redação torcia pela vitória de Lula, menos pelo petista e muito mais por conta dos ataques sofridos pela imprensa por parte de Jair Bolsonaro (PL). Isso nunca foi problema, de acordo com as fontes, porque sempre houve isenção na cobertura das eleições.

Para os diretores, não há problema em torcer para candidato A ou B, desde que se respeite os princípios editoriais da empresa na confecção das reportagens. Nos bastidores fala-se que não houve identificação de nenhum profissional que tenha colocado suas convicções à frente do padrão Globo de qualidade. A exceção foi justamente no vazamento do vídeo, que vai contra tudo o que a emissora defende.

Veja o vídeo:

[TWITTER Desesquerdizada 1587129481520717825]

Globo quer identificar vazamento

imagem-texto

Agora, a emissora tenta descobrir quem vazou o vídeo, assim como os próprios repórteres tentam. Não é possível afirmar, no entanto, que quem fez a gravação foi o responsável. Isso porque as imagens foram postadas num grupo em que muitos jornalistas da Globo participam e pode ter vazado daí, por alguém que nem estaria na redação no momento.

No vídeo em questão, alguns jornalistas que estavam de plantão comemoraram o momento em que foi anunciada a vitória de Lula contra Bolsonaro. Dois profissionais ouvidos pela reportagem deram a mesma justificativa. Foi alívio pela volta da normalidade institucional e não um petismo institucionalizado. 

Embora não tenha considerado a comemoração grande problema, oficialmente a Globo deu outro posicionamento como forma de evitar passar recibo de partidária. 

Confira a nota da Globo:

"A Globo tem cerca de 15 mil colaboradores, entre os quais 1.500 profissionais que atuam no jornalismo.

A empresa evidentemente não tem nem pretende ter qualquer controle sobre escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado. No entanto, a Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais.

É exatamente por meio desses princípios, compartilhados em nossas plataformas, que os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha."

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado