Deepfake

Montagem usa Renata Vasconcellos e JN divulgando pesquisa falsa

Apresentadora do Jornal Nacional foi vítima de fake news


Renta Vasconcellos na bancada do JN
Renata Vasconcellos foi vítima de deepfake para favorecer Bolsonaro - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 18/08/2022 às 13:45,
atualizado em 18/08/2022 às 13:45

Renata Vasconcellos e o Jornal Nacional estão sendo vítimas da deepfake nas Eleições 2022. Na última quarta-feira (17), começaram a circular nas redes sociais, principalmente no WhatsApp e no Telegram, vídeos em que se mostra a voz da apresentadora do principal jornalístico da Globo falando o resultado de uma pesquisa que, na verdade, é falsa.

A denúncia foi feita pela jornalista Cristina Tardáguila, do UOL, e mostra que o vídeo é uma alteração do programa da última segunda-feira (15), quando o JN divulgou os resultados verdadeiros da primeira pesquisa Ipec para presidente e que mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances de vencer no primeiro turno.

A montagem, no entanto, é muito próxima da voz verdadeira de Renata e inicia-se com a jornalista anunciando uma nova pesquisa eleitoral e, então, é cortado para uma tela com gráfico igual ao que o Jornal Nacional costuma exibir em seu programa. Nela, no entanto, há uma alteração em que Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44% e Lula com 32%, invertendo o resultado dos dois em relação ao levantamento verdadeiro.

Os vídeos estão sendo retirados do ar no YouTube após a reportagem ter denunciado a deepfake, mas em redes mais fechadas como o Telegram e o WhatsApp ainda é possível encontrar a montagem em grupos bolsonaristas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) firmou parceria com todos esses aplicativos e sites para combater a fake news e as empresas podem ser multadas, caso não retirem do ar vídeos desta natureza.

Renata Vasconcellos e a Ipec

imagem-texto

Conforme mostrou o NaTelinha, de fato Renata Vasconcellos foi a responsável por iniciar a divulgação da pesquisa Ipec e isso fez com que ela acabasse sendo a vítima da montagem porque o vídeo falso utilizou a mesma estrutura do verdadeiro. Nesta quinta-feira (18), ao lado de William Bonner, a titular do JN deve anunciar o resultado de nova rodada de pesquisa, dessa vez do Datafolha.

Procurada, a Globo enviou a seguinte nota. "É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de whatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 32%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. A pesquisa, divulgada dia 15, mostra exatamente o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis."

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado