É hoje!

Onde vai sair o Datafolha? Globo encomendou pesquisa

Relatório será divulgado nesta quinta (17)


Lula, Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro em foto montagem
Pesquisa Datafolha mostrará dados da corrida presidencial em três estados - Foto: Montagem

A Globo encomendou mais uma rodada de pesquisa presidencial e estaduais ao instituto Datafolha e os resultados serão divulgados na próxima quinta-feira (18). A emissora vai seguir a mesma estratégia do início da semana com a Ipec e divulgará os resultados no Praça 2, para os estados, e no Jornal Nacional o levantamento presidencial. A expectativa é verificar se os números confirmarão a diferença alta entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o registro do levantamento junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Datafolha irá liberar os números de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os três serão mostrados no Praça 2, o jornal local exibido logo depois de Além da Ilusão. No programa será exibido apenas o desempenho de cada candidato ao governo desses estados, mas a tendência é que no site da Globo e na Folha sejam liberados índices da corrida para o Senado e também para presidente nesses três estados.

O levantamento presidencial irá ao ar dentro do Jornal Nacional, como já aconteceu com a pesquisa Ipec na última segunda-feira (15). Neste caso, a tendência é que sejam exibidos os dados do primeiro e segundo turno, além da avaliação ao governo Bolsonaro e a rejeição dos candidatos.

O mais recente levantamento do Datafolha não teve encomenda da Globo, mas foi utilizada pela emissora para determinar quem seriam os participantes da sabatina no JN. As entrevistas envolvendo Lula e Bolsonaro, além de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) acontecem na próxima semana, após a confirmação de todos os convidados.

Datafolha x Ipec

imagem-texto

A emissora já havia confirmado ao NaTelinha que, nas Eleições 2022, irá encomendar pesquisas para o Ipec e ao Datafolha. O primeiro divulgado foi do ex-Ibope, que mostrou Lula na liderança com 45%, enquanto Bolsonaro tem 33%. Com os 6% de Ciro e os 3% de Tebet, o petista tem chances de vencer no primeiro turno, de acordo com os números liberados.

O último levantamento Datafolha, feito em julho, mostrou números ainda melhores para Lula. Nele, o candidato aparece com 47% ante 29% de Bolsonaro, dados que dão folga para uma eventual vitória no primeiro turno.

Datafolha: como ver

Onde

Estados de SP, MG e RJ: Praça 2

Presidencial: Jornal Nacional

Quando: quinta-feira, 18 de agosto

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado