Em debate

Quem é Lourdes Melo, candidata que virou meme: "Ah, você quer me calar?"

Concorrente ao Governo do Piauí pelo PCO criticou Bolsonaro, apoiou Lula e fez protesto contra pouco espaço na propaganda eleitoral na TV


Lourdes Melo, candidata ao Governo do Piauí, virou meme nas redes sociais
"Tenho que fazer o enunciado", defendeu Lourdes Melo antes de fazer pergunta a concorrente em debate no Piauí - Fotos: Reprodução
Por Walter Felix

Publicado em 17/08/2022 às 10:39,
atualizado em 17/08/2022 às 11:02

Lourdes Melo, candidata ao Governo do Piauí pelo PCO (Partido da Causa Operária) virou meme na noite de terça-feira (17). Ela rebateu o mediador de um debate realizado pela TV Cidade Verde, em Teresina. Também viralizou um vídeo da política em que ela protesta pelo pouco tempo disponível na campanha eleitoral na televisão.

No debate promovido entre os candidatos ao Governo do Piauí, o apresentador Joelson Giordani informou que Lourdes Melo teria 30 segundos para formular sua pergunta a um dos outros concorrentes. “Então, gente, a gente vem para um debate desse…”, iniciou a candidata, que logo foi interrompida.

“A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora vai fazer a pergunta?”, questionou Joelson. “Ah, você quer me calar?”, reagiu Lourdes. “Não, não quero calá-la, pelo contrário”, se defendeu o jornalista. “Mas eu tenho que fazer o enunciado”, pontuou ela, que teve seu microfone desligado.

Joelson prosseguiu: “O seu tempo está zerado, preservado para que a senhora não tenha nenhum tipo de prejuízo”. O trecho repercutiu nas redes sociais e ampliou a popularidade de Lourdes em todo o país. A frase “Ah, você quer que me calar?” chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Em outro trecho que viralizou, Lourdes detona o candidato Silvio Mendes, do União Brasil: “Ele é Bolsonaro e se envergonha de dizer que é bolsonarista”, afirmando que o atual presidente é um “inimigo da educação e dos trabalhadores”. Para “acabar com o sofrimento da população”, ela fez campanha por Lula à presidência.

Já em vídeo que integra sua campanha eleitoral, a filiada ao PCO aparece com a boca tapada. Trata-se de uma referência ao pouco espaço destinado ao partido na programação da TV. “Em protesto, a candidata Lourdes Melo pretendia fazer um minuto de silêncio, mas só temos 57 segundos”, diz a narração.

Lourdes Melo é candidata ao Governo do Piauí pela quinta vez

Professora municipal aposentada, Lourdes Melo tem 69 anos e está na quinta candidatura ao Governo do Piauí. Ela tentou pela primeira vez em 2006. Já para a Prefeitura de Teresina, ela concorreu por quatro vezes, a última no pleito de 2020.

Natural de Pedreiras, no Maranhão, Lourdes Soares Melo se mudou para Teresina na década de 1970, época em que ingressou na política na defesa dos trabalhadores. Atualmente, é professora da ativa do governo do Estado.

Nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, a candidata do PCO aparece com menos de 1%. Com o apoio do presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, ela chega a 0,87%, segundo o Instituto Amostragem.

Quem lidera a corrida ao Governo do estado é Rafael Fonteles (PT), com 52,21%, com apoio do candidato à presidência Lula e ao senado Wellington Dias. Em seguida, aparece Sílvio Mendes, apoiado pelo ministro Ciro Nogueira, com 33,85%.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado