Assista

Com início das Eleições, Globo lança campanha para defender jornalismo

Emissora fez vídeos com depoimento de seus profissionais


William Bonner no vídeo de divulgação das Eleições 2022
Globo lançou vídeo das Eleições 2022 - Foto: Reprodução/Globo
Por Daniel César

Publicado em 16/08/2022 às 22:52,
atualizado em 16/08/2022 às 22:52

A Globo lançou, na primeira semana da campanha para as Eleições 2022 ter começado oficialmente, vídeos institucionais em defesa do jornalismo profissional. Na noite desta terça-feira (16), nos intervalos de Pantanal, foram divulgados inserções em que aparecem nomes do jornalismo do canal, como William Bonner e Renata Vasconcellos, defendendo a importância da profissão para a democracia brasileira.

"A gente vive num ambiente hoje em que todo mundo é bombardeado o tempo todo por informação", começa o vídeo com o depoimento de Bonner, antes de aparecer colegas falando do mesmo assunto. "O jornalismo tem um compromisso inegociável com a verdade. Buscar, conversar, analisar, tem que ir muito fundo pra acabar com a mentira. aparece no vídeo mas atrás da gente tem uma equipe enorme extremamente competente", lembra o texto.

A emissora aproveita para lembrar que o jornalismo da Globo é um trabalho de equipe. "É o produtor. O repórter na rua. O cinegrafista. Tem o editor de texto. Os editores de imagens também tão ligados. Todo mundo que tá por trás das câmeras ao trabalho de cada um da equipe. Bem formados, uma equipe que já tem essa coisa da busca pela verdade no seu DNA. Eu na na TV Globo foi confirmado pelos jornalistas aqui, pode ter certeza que isso tá valendo. Então a nossa responsabilidade é muito, muito grande", garante outro trecho.

O documento termina com a aspa "o caminho para a democracia é a informação", em defesa do jornalismo profissional. Mas este é apenas um dos institucionais lançados pela empresa, com direito a exibir mais de um nos intervalos da novela das nove, que vai virar das dez durante o período de Horário Eleitoral.

Globo nas eleições

A defesa da Globo pelo jornalismo acontece num momento em que o período da campanha começa para valer, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para esta terça-feira (16) o primeiro dia oficial da corrida eleitoral. Um dia antes, a emissora havia divulgado a pesquisa Ipec, a última antes da data em que os candidatos podem pedir voto e a partir da próxima semana inicia outra fase.

Já na segunda-feira (22), o Jornal Nacional começa as sabatinas com os presidenciáveis e conseguiu, pela primeira vez, reunir os quatro principais nomes das Eleições 2022. A começar por Jair Bolsonaro (PL), que deu canseira, mas aceitou as condições e estará na bancada. No dia seguinte será a vez de Ciro Gomes (PDT), que teve sua entrevista adiantada, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (25), enquanto Simone Tebet (MDB), fecha a lista no próximo dia.

Assista ao vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado