Tensão no ar

Bolsonaro vira meme após climão no TSE

Presidente compareceu à posse de Alexandre de Moraes e teve de ouvir indiretas


Jair Bolsonaro na posse do ministro Alexandre de Moraes
Bolsonaro ficou muito sem graça - Foto: Reprodução/CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentou um momento de saia justa durante a posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta terça-feira (16). Em um vídeo que circula nas redes sociais, o político aparece sem graça, sentado na mesa de autoridades, enquanto ouve indiretas do novo chefe do Tribunal, que era aplaudido de pé e a câmera focava na expressão do rival.

"Mas somos a única, a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional", disse Alexandre, quando foi interrompido por uma saraivada de palmas dos presentes no recinto. A câmera da TV Justiça, que transmitia o evento ao vivo, cortou a imagem para mostrar a plateia aplaudindo a afirmação e, logo depois, cortou novamente para mostrar Bolsonaro, sentado e sem bater palmas, com expressão séria.

Rapidamente o trecho viralizou porque o presidente tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, sendo inclusive criticado pelo chefe de jornalismo da Band, Fernando Mitre. Todos que acompanhavam o momento entenderam que o discurso de Moraes foi interpretado como uma série de indiretas para Bolsonaro, que é visto como rival dele neste momento.

Memes foram criados por causa da situação e o Twitter explodiu em brincadeiras, com montagens e piadas por conta da postura do chefe do executivo federal. Novos vídeos surgiram na rede social, com trilha sonora de cenas icônicas da televisão, inclusive de Chaves, programa mexicano que fez muito sucesso no SBT.

Bolsonaro x Lula

Bolsonaro não foi o único presente na posse de Alexandre de Moraes. Seu principal rival, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apareceu na liderança da pesquisa Ipec, encomendada pela Globo e com chance de vencer no primeiro turno, também marcou presença, juntamente com outros ex-presidentes, e ficou na primeira fila, quase frente a frente com o adversário de campanha.

Alexandre de Moraes assume o TSE no início da campanha e será o responsável por garantir as Eleições 2022, enquanto especialistas consideram o momento como o mais delicado desde a redemocratização do país. No mesmo dia da posse do ministro, a Globo soltou um institucional defendendo o jornalismo profissional para dar o pontapé para a corrida eleitoral.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado