Pressão ou Campanha?

Fãs fazem campanha e pedem candidato no Jornal Nacional

Pablo Marçal não tem nem a candidatura confirmada ainda, mas há campanha pedindo sua presença


William Bonner no Jornal Nacional
Fãs pedem candidato no Jornal Nacional - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 07/08/2022 às 19:18,
atualizado em 07/08/2022 às 19:22

Fãs de Pablo Marçal (Pros) inundaram o perfil do Jornal Nacional nas redes sociais exigindo a presença do candidato nas sabatinas com os presidenciáveis no programa da Globo. Ainda que sua candidatura esteja envolvida num imbróglio judicial, centenas de contas estão sendo usadas para fazer o pedido. Apenas Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) foram confirmados entre os entrevistados por William Bonner e Renata Vasconcellos.

"Queremos o Pablo Marçal na sabatina", diz um perfil, comentando o mais recente post do Jornal Nacional no Instagram. "Que democracia é essa? Chama o Marçal", completa o outro. Esses são apenas alguns dos milhares de comentários registrados ao longo deste domingo (07) nas imagens postadas pelo perfil do JN. O NaTelinha confirmou a campanha ao analisar os três últimos posts da página.

Levantamento feito pela reportagem, com parte desses usuários em prol de Pablo Marçal verificou que metade  se encaixa no perfil para ser considerado bot, o famoso robô. Em conferência manual, esses mesmos usuários não fazem postagens há mais de um ano, contam com poucos seguidores e suas poucas fotos postadas não contam com comentários e sem fotos relacionadas.

Mas também há quem seja real. Este grupo, a maioria atua como coachs e influenciadores digitais, mesma função de Maçal e alguns possuem até imagens ao lado dele, durante cursos e palestras que o candidato deu pelo Brasil.

Pablo Marçal no Jornal Nacional?

Fãs fazem campanha e pedem candidato no Jornal Nacional

O pedido por Pablo Marçal no JN é uma tentativa de interpretar as regras das entrevistas com os presidenciáveis e dar palanque ao candidato. A Globo confirmou que as normas determinavam o convite para os cinco primeiros colocados na mais recente pesquisa Datafolha. Além dos quatro citados, também foi convidado André Janones (Avante). Acontece que ele desistiu da candidatura para apoiar Lula, por isso a emissora decidiu que uma das datas, uma quarta-feira, ficará sem sabatina.

Na pesquisa Datafolha, o próximo do ranking, de fato, seria Marçal. Mas a pesquisa utilizada consta o nome de Janones, por isso a Globo não seria obrigada a convidar o próximo, segundo o jurista Marcos Antônio, ouvido pela reportagem. "A Globo convidou os cinco primeiros colocados, um não aceitou porque desistiu. Ela não precisa convidar mais ninguém", justificou o advogado.

Pablo Marçal nas eleições?

Fãs fazem campanha e pedem candidato no Jornal Nacional

Embora haja uma campanha pedindo a presença de Marçal no JN, o nome dele sequer está confirmado como candidato a presidente. Seu partido, o Pros, está vivendo uma guerra judicial pelo poder. O comitê que aprovou sua candidatura sofreu duas derrotas nas últimas semanas. Primeiro, uma liminar devolveu a presidência da sigla para um grupo pró-Lula, que anunciou a desistência do coach em favor do petista.

Dias depois, a liminar foi derrubada e Pablo voltou a ser oficializado como candidato. Na última sexta-feira (05), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconduziu o antigo presidente ao cargo e novamente o Pros passou a fazer parte da base de Lula, sendo registrado, inclusive, como parte da coligação do petista, que lidera o tempo de TV no horário eleitoral.

As sabatinas do Jornal Nacional

As sabatinas do Jornal Nacional foram confirmadas para iniciar no dia 22 de agosto, com a presença de Bolsonaro. O nome dele só foi confirmado horas depois do horário determinado, após a Globo afirmar que ele não havia aceitado as regras e estaria fora, mas depois a campanha presidencial voltou atrás.

Dia 23 será a vez de Ciro Gomes, que teve sua data antecipada para que todos sejam entrevistados no mesmo horário. Em 24 de agosto será a vez de Lula se sentar na bancada do JN e, no último dia, Simone Tebet, dia 25.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado