Relembre o meme

Bolsonaro já foi alvo de zombaria da Netflix

Presidente acabou caindo de gaiato numa brincadeira da plataforma em resposta ao filho dele


Bolsonaro e logo da Netflix
Bolsonaro virou alvo de zombaria da Netflix - Foto: Montagem

Em tempos que documentários tomam conta das plataformas de streaming, vem à lembrança de que Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma zombaria cometida pelo perfil da Netflix Brasil nas redes sociais. O fato aconteceu em março de 2018, quando ele ainda não havia sido eleito presidente e o filho, Flávio Bolsonaro (PL), afirmou que a plataforma de streaming estava planejando uma série contando a história da trajetória de vida do pai, mas acabou desmentido de forma bem humorada quase que imediatamente.

"Se a esquerda está apavorada com a série 'Mecanismo', imagina se eles soubessem que a @NetflixBrasil poderia estar interessada em fazer uma série sobre Bolsonaro", escreveu Flávio em seu perfil no Twitter em 27 de março daquele ano. Na época, o serviço de streaming havia acabado de lançar a segunda temporada de O Mecanismo, que contava uma história baseada nas investigações da Lava-Jato e que tinha como protagonista Selton Mello.

Acontece que o atual senador esqueceu de combinar com a empresa. Vinte e oito minutos depois do post dele, o perfil da Netflix respondeu, com o bom humor que ela está acostumada a usar na rede social. "Você está louca, querida", escreveu. Por causa disso, a frase se tornou um dos maiores memes da web no Brasil e, quatro anos depois, continua sendo utilizada em várias situações.

O filho de Bolsonaro ficou tão bravo que chegou a responder, dizendo que negociações desse escalão jamais passariam pela equipe de social media e que a resposta havia sido dada para gerar engajamento. Quatro anos depois, no entanto, nunca houve movimento algum de uma série baseada na história do presidente. A única produção que a Netflix produziu sobre política foi Democracia em Vertigem (2019), documentário que acompanhou os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e que foi indicado ao Oscar.

Netflix e Bolsonaro: como nasceu o meme?

Bolsonaro já foi alvo de zombaria da Netflix

A Netflix conseguiu viralizar com a frase. Até a publicação da reportagem, o tuíte contava com 175,8 mil curtidas, além de 73,6 mil retuítes e 13,1 mil menções. Mas a frase não é original e foi inspirada no próprio mundo da política por conta de outro post na mesma rede social.

Eduardo Jorge, então candidato a presidente em 2014, recebeu um elogio, que ele próprio considerou inusitado. "O senhor é muito lindo", escreveu uma usuária do Twitter e, com bom humor ele respondeu logo. "Você está louca, querida". Embora também tenha virado meme, a frase teve muito menor alcance nas mãos do político e possui pouco mais de 7,4 mil curtidas, além de 15,2mil RTs e 153 menções.

Bolsonaro na TV

Se a relação de Bolsonaro com a Netflix acabou virando uma zombaria, o ano de 2018 do candidato não foi só isso na TV. Em campanha, ele fez verdadeira peregrinação nas emissoras até ser vítima de um atentado e deixar de participar dos debates e sabatinas. Mesmo assim, ele esteve em alguns programas marcantes e chegou como um furacão na GloboNews, com direito a editorial sendo lido na frente dele pela jornalista Miriam Leitão.

Em sua passagem pela Globo, o candidato também não foi discreto. Na sabatina do Jornal Nacional, diante de William Bonner e de Renata Vasconcellos, Bolsonaro bateu boca com a jornalista e desobedeceu regras, gerando climão com o apresentador

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado