Vence fácil

Bolsonaro vence Lula de lavada no Instagram

Presidente tem muito mais engajamento que o concorrente


Bolsonaro (à esquerda) e Lula (à direita) em foto montagem
Bolsonaro tem maior popularidade no Instagram - Foto: Montagem

Jair Bolsonaro (PL) vence seu principal concorrente nas Eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de lavada no Instagram. O atual presidente tem engajamento muito superior ao do petista na rede social, considerada uma das mais importantes do país. Levantamento do NaTelinha mostra que os números do ex-presidente atingem apenas 5% do alcance de seu concorrente.

A reportagem observou os últimos cinco posts de cada candidato e também os cinco vídeos mais recentes postados no Instagram. Nos dois casos, Bolsonaro vence com relativa facilidade a comparação. Os posts no perfil do mandatário alcançam 2,3 milhões de curtidas, uma média de 459 mil para cada foto ou vídeo postado nos últimos dias, já em período de campanha eleitoral. Já Lula alcança apenas 645 mil likes em seus posts na rede social, com a média de 128 mil, apenas 28% do desempenho do adversário na corrida eleitoral.

Quando a comparação é em vídeos, a diferença é ainda superior. Os últimos cinco vídeos disponibilizados no perfil do atual governante brasileiro atingirem 18 milhões de visualizações, uma média de 3,6 milhões para cada um dos posts deste estilo. Já o petista tem alcance muito baixo em seus vídeos, apenas 600 mil na somatória dos cinco vídeos mais recentes, com uma média de 120 mil. Neste tipo de postagem, o petista atinge apenas 3,6% dos usuários da plataforma que são impactos pelos vídeos do presidente.

Atualmente o Instagram conta com 122 milhões de usuários no Brasil e, junto com o Facebook é a principal do país. A plataforma vem se tornando terreno fértil para a campanha política e os candidatos divulgam até plano de governo em seus perfis. Bolsonaro é um dos brasileiros mais seguidos, com 20,4 milhões de contas que o segue. Lula, que tem o perfil mais recente, já atinge 5,6 milhões, pouco mais de 25% do concorrente.

Lula e Bolsonaro nas redes

imagem-texto

Embora perca de lavada no Instagram, Lula tem duas vitórias significativas contra Bolsonaro. No TikTok, o petista conseguiu engajamento superior ao do adversário, tendo o vídeo mais visto da última semana na plataforma brasileira. Os dados levantados pelo NaTelinha revelaram que ele alcança 13 vezes mais contas lá que o presidente.

Outra vitória importante são as pesquisas eleitorais. No Datafolha, divulgada na última semana, o ex-presidente aparece com larga vantagem e teve apenas oscilação em relação aos últimos meses. E ela não é a única, a Qaest divulgou seus dados nesta semana e mostrou que Lula pode vencer no primeiro turno.

Instagram no combate às fake News

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), anunciou acordo com o Meta, que cuida do Facebook e do Instagram. Em divulgação oficial, o Tribunal explicou que "os usuários brasileiros passarão a ver um Rótulo Eleitoral (Election Label) nas duas redes sociais em postagens com conteúdo relativo às Eleições 2022. Ao clicarem nele, serão direcionados a informações oficiais sobre o processo eleitoral".

Em nota, o TSE lembra ainda que "a ferramenta foi produzida pela Meta Platforms e, antes da implementação (em novembro de 2021), o acesso ao site da Justiça Eleitoral, via Facebook e Instagram, representava cerca de 1% dos acessos. Desde janeiro deste ano, o acesso já representa cerca de 22%. Um aumento de cerca de 250 mil acessos".

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado