Números

Lula vira o 'rei do TikTok' e deixa Bolsonaro para trás

Candidatos disputam espaço também nas redes sociais


Montagem de Lula e Bolsonaro
Lula supera Bolsonaro em visualizações no TikTok - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 04/08/2022 às 12:07,
atualizado em 04/08/2022 às 13:32

Líder nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está virando uma espécie de rei do TikTok desde que aderiu à plataforma de vídeos curtos no mês de junho. Nos últimos dias, o presidenciável superou seu principal rival nas Eleições 2022 dentro do aplicativo e teve os vídeos mais assistidos, com muita diferença em relação a Jair Bolsonaro (PL). Levantamento do NaTelinha mostra que o engajamento atual dele é muito superior ao do adversário.

Com pouco mais de dois meses de conta dentro do TikTok, Lula vem fazendo apostas na plataforma, considerada uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e já conta com quase 500 mil seguidores. Mas o que chama a atenção, no entanto, é o número de visualizações que o perfil do petista alcança. Um dos mais recentes vídeos postado por ele alcançou a marca de 8,3 milhões de visualizações e foi o post mais assistido do aplicativo na semana, segundo informações do Sonar.

Para se ter uma ideia da diferença de alcance, o perfil de Bolsonaro, muito maior que o do concorrente, não tem nenhum post com 1 milhão de visualizações nos últimos 30 dias, segundo apurou a reportagem. Ainda que conte com 2 milhões de seguidores, ou seja, 4 vezes mais que o adversário, o perfil do presidente não vem atingindo o mesmo engajamento neste início da campanha eleitoral.

No total, no entanto, Lula ainda está bem distante de Bolsonaro no TikTok. Além de ter 25% dos seguidores do presidente, ele conta com pouco mais de 10% das curtidas, já que aparece com 2,8 milhões contra 22,2 milhões. Mas seu perfil foi feito há pouco mais de 60 dias enquanto o outro tem sua conta há mais de dois anos.

Lula engaja mais que Bolsonaro no TikTok

Lula vira o

Levantamento feito pelo NaTelinha comprova Lula engaja muito mais que Bolsonaro neste início de campanha eleitoral no TikTok. Foram analisados os últimos 10 vídeos dos dois candidatos e a diferença é grande.

Bolsonaro teve 1,2 milhão de visualizações com suas últimas postagens e uma média de pouco mais de 120 mil views para cada uma. Já Lula atingiu 16,4 milhões de visualizações com seus últimos dez vídeos postados no TikTok, a média é de 1,6 milhão para cada postagem. Os posts do líder da mais recente rodada da pesquisa Datafolha têm 13 vezes mais curtidas que a do seu principal adversário.

TikTok vira arma eleitoral 

A rede social 'das dancinhas' conta atualmente com 74,1 milhões de perfis brasileiros - isso representa praticamente um terço da população do país. A plataforma se aproxima cada vez mais dos números do Instagram, que tem 122 milhões de usuários. Por causa deste desempenho, ele virou mais uma forma dos políticos conversarem com sua base eleitoral.

Embora Lula e Bolsonaro dominem este espaço digital, eles não são os únicos presidenciáveis a ter uma conta. Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), os melhores colocados nas pesquisas, também estão presentes na rede. E ela não é a única, já que os presidenciáveis somam mais de 80 milhões de seguidores no mundo digital, segundo levantamento do NaTelinha.

TikTok firma parceria com o TSE

Lula vira o

Com uma plataforma cada vez mais forte, o TikTok fechou parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), visando o combate à desinformação no período das eleições. Segundo a assessoria de imprensa da corte, "o TikTok se compromete a criar uma página em sua plataforma que centralizará informações educativas e confiáveis sobre o processo eleitoral. A rede também apoiará a transmissão ao vivo de eventos realizados pelo TSE e divulgará conteúdos de serviços ao eleitorado. Além disso, estão previstas a elaboração de cartilhas informativas sobre a plataforma e a realização de treinamentos para as equipes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além de partidos políticos, plataformas de checagem de fatos e outros parceiros do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação sobre medidas de combate à desinformação e capacitação sobre políticas e termos de uso aplicáveis ao TikTok. 

“Já trabalhamos para proteger a integridade da nossa plataforma e a segurança das pessoas que usam o nosso serviço durante o ciclo das eleições no Brasil”, afirmou Fernando Gallo, diretor de Políticas Públicas do TikTok. “Sabemos que, eventualmente, há conteúdo dessa natureza [política] em nossa plataforma. E, por nós reconhecermos a importância desses temas e o impacto que o processo cívico das eleições tem para o país, nós consideramos fundamental proteger a integridade da nossa plataforma nesses momentos”, acrescentou.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado