Relembre

William Bonner vota Lula? Apresentador já assumiu apoio ao PT

Titular do Jornal Nacional teve relação de voto com o partido


William Bonner e Lula, em tela dividida
William Bonner já assumiu voto no PT - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 30/07/2022 às 12:36,
atualizado em 30/07/2022 às 12:42

William Bonner é o titular do principal jornalístico do país, o Jornal Nacional, da Globo e, também por isso recebe muitas críticas de aliados e dos próprios candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL). Mas o que pouca gente sabe é do vínculo que o profissional teve, muitos anos atrás, com o Partido dos Trabalhadores, a ponto de ter assumido voto na legenda, dando a entender, inclusive que foi eleitor de Lula em determina eleição presidencial.

Tudo isso, claro, muito antes dele ser o apresentador e chefe do Jornal Nacional. Mas em 1990, quando já trabalhava na Globo e era considerado um jornalista em ascensão na maior emissora do país, Bonner topou dar uma longa entrevista para a revista Playboy, à época era normal que artistas e profissionais da área falassem com o periódico, abrindo o jogo sobre diversos temas de sua vida, inclusive relacionamento, já que ele ainda nem era casado com Fátima Bernardes.

Em determinado momento, o entrevistador decide falar da posição do jornalismo da Globo e levanta uma questão que já era protagonista naquela época, a isenção da emissora. "Você acha que o jornalismo da Globo é imparcial?", pergunta a revista, antes da resposta de Bonner, que ainda era conhecido apenas como William. "Sem dúvida nenhuma", começa ele, antes da resposta surpreendente.

"Eu, que sempre votei no PT, nunca vi colocarem no ar uma notícia tendenciosa no tempo que apresentei o SPTV"

William Bonner

Ele apresentou o jornalístico da hora do almoço, que agora é conhecido como SP1 entre os anos de 1986 e 1989. Portanto, no período das primeiras eleições presidenciais com voto popular após a ditadura militar, em 89, pela resposta dada, a tendência é que Bonner tenha votado em Lula. 

Mais do que apenas declarar voto no partido, o jornalística que, à época da entrevista era titular do Fantástico e do Jornal da Globo, saiu em defesa de uma política do PT. "Aliás, sou um dos que não se desiludiram com a prefeita paulistana Luiza Erundina, acho que ela está fazendo uma administração límpida, honesta e coerente com o seu programa de governo", afirmou à revista. A política em questão foi prefeita de São Paulo entre 1989 e 1992.

Lula e Bolsonaro deveriam ir aos debates?

Bonner vota no PT?

imagem-texto

A pergunta de um milhão de dólares não tem resposta, até porque, desde que assumiu o Jornal Nacional, o apresentador deu pouquíssimas declarações públicas ou entrevistas e nunca mais se manifestou eleitor de nenhum candidato, até por razões óbvias. Desde a cobertura do mensalão, em 2005, petistas tratam o jornalista como um inimigo feroz e o próprio Lula afirmou que gostaria de ouvir um pedido de desculpas de Bonner por conta da cobertura do JN sobre o caso da Lava Jato.

Por outro lado, Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 criticando a Globo e o próprio chefe do Jornal Nacional. Em sua sabatina no programa, ele chegou a ter um princípio de bate boca com Bonner por mostrar um livro em que supostamente haveria a defesa do kit gay, o que foi prontamente criticado pelo jornalista porque o candidato estava descumprindo as regras. Bonner, aliás, chegou a dizer, em entrevista ao Conversa com Bial, que deixou de sair de casa e abandonou as redes sociais a partir daquele ano porque era perseguido e tinha medo da violência política.

Bonner nas eleições 2022

imagem-texto

Independente de já ter votado no PT e, possivelmente em Lula, William Bonner será o rosto da Globo novamente nas eleições 2022. Após ter informado que não tinha interesse em se manter como protagonista do jornalismo neste ano, o profissional foi convencido pelo canal da importância do momento e aceitou continuar mediando o debate presidencial no primeiro turno.

Além disso, ele tem encontro marcado com Lula e Bolsonaro na sabatina do JN, prevista para acontecer na semana do dia 23 de agosto e que, possivelmente, contará com a presença dos dois líderes nas pesquisas mais recentes.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado