Pesquisa na TV

Datafolha no Jornal Nacional? Quando será divulgada nova pesquisa

Instituto, considerado o mais importante do país, já registrou novo levantamento


Willian Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional, que exibirá resultado do Datafolha
Jornal Nacional vai divulgar próximo Datafolha - Foto: Reprodução/Globoplay

No período das eleições 2022 muita gente se interessa por um assunto em especial na corrida presidencial: as pesquisas. E boa parte das emissoras de TV consideram o Datafolha como o principal instituto que apresenta o levantamento com a fotografia do momento, mostrando quem está na liderança entre os candidatos para presidente. Normalmente, a pesquisa é feita em parceria com a Globo e divulgada no Jornal Nacional, ao menos após iniciar o período de campanha, mas antes, já é possível acompanhar os resultados.

Para quem gosta de ver os números do Datafolha já há data do próximo levantamento ser divulgado na corrida para presidente. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a que o NaTelinha teve acesso, o Instituto registrou na última sexta-feira (22) sua próxima pesquisa eleitoral para presidente da República. De acordo com o documento entregue ao Tribunal, o número do registro é BR-01192/2022 e pretende ouvir 2556 pessoas.

O Datafolha vai a campo a partir da próxima quarta-feira (27) e o resultado está previsto para ser divulgado no dia seguinte, quinta (28). Embora não haja horário especificado no documento, a Folha, responsável por contratar o Instituto para este levantamento, vem divulgando os números sempre às 18h em seu site. Cerca de duas horas depois a Globo também mostra os dados no Jornal Nacional, o que deverá acontecer dessa vez, mesmo que a encomenda não tenha partido da emissora, que já vem organizando seu debate.

Globo e Datafolha

imagem-texto

Desde que o Datafolha passou a ir a campo mostrando a corrida eleitoral para presidente, todos os jornais da Globo, começando pelo próprio Jornal Nacional, também divulgaram os resultados do Instituto. A emissora, no entanto, ainda não encomendou nenhuma pesquisa para as eleições 2022 e a tendência é que ela comece a fazer isso a partir do mês de agosto, quando começa de fato a campanha.

Historicamente, o canal encomenda pesquisas do Datafolha e do Ibope, que não existe mais como Instituto de Pesquisa. A tendência, portanto, é que além do tradicional grupo, o canal passe a fazer encomendas com o Ipec, já que o novo instituto reúne os principais profissionais que prestavam serviços para o Ibope. Até o momento não há registros de levantamentos sob a encomenda da Globo.

O que diz o Datafolha?

Datafolha no Jornal Nacional? Quando será divulgada pesquisa

Considerado o principal instituto do país, o Datafolha vem sendo realizado uma vez por mês nos últimos tempos e já mostrou resultados prévios da corrida eleitoral no mês de junho. No dia 23 do mês passado, ou seja, pouco mais de 30 dias atrás, a empresa divulgou seu mais recente resultado, que teve ampla divulgação no JN.

Nele, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liderava a corrida eleitoral para presidente com 47% das intenções de voto. Logo depois, aparecia o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%, seguido de Ciro Gomes (PDT), que tinha 8%. Na época, André Janones (Avante) tinha 2%, enquanto Simone Tebet (MDB) aparecia com 1%. A candidata tinha empate numérico com Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), ambos também com 1%. Já Felipe d'Ávila (Novo),  Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC) e Luciano Bivar (União Brasil), não pontuaram.

Próximo Datafolha

Quando: 27 de julho, quinta-feira

Onde: Jornal Nacional e todos os jornais da Globo

O que: Pesquisa eleitoral para presidente no âmbito nacional

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado