Números

Lula ou Bolsonaro na liderança? JN divulga nova pesquisa Ipec

Levantamento é o primeiro após as sabatinas do Jornal Nacional


Lula e Bolsonaro, os dois líderes da Ipec, em foto
Ipec divulgou nova rodada de sua pesquisa presidencial - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 29/08/2022 às 21:27,
atualizado em 29/08/2022 às 21:27

O Jornal Nacional divulgou nesta segunda-feira (29) mais uma rodada da pesquisa Ipec, encomendada pela Globo. Os números mostram que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral com Jair Bolsonaro (PL) aparecendo na segunda posição. Este foi o primeiro levantamento nacional após as sabatinas que reuniram os dois, além de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) no JN na semana passada.

Segundo os dados que foram divulgados por Renata Vasconcellos e William Bonner, Lula lidera com 44%, ante a 44% que tinha na pesquisa anterior do mesmo Instituto, também encomendada pela Globo. Já Bolsonaro aparece com 32%, diferente dos 32% que ele havia conquistado na divulgação passada. A diferença entre os dois é de 12%, duas semanas atrás era a mesma%.

Já Ciro está com 7%, contra 6% que ele havia registrado no levantamento anterior. Tebet tem 3%, contra 2% de duas semanas atrás. Os outros nomes que estão em disputa aparecem com 1% ou menos. Brancos e nulos estão com 6% e os indecisos somam 6%

Pesquisa Ipec: Lula pode vencer no primeiro turno?

imagem-texto

A soma de todos os candidatos indica que Lula tem 51% dos votos válidos e ainda pode vencer no primeiro turno. Para que a eleição seja encerrada sem a necessidade de segundo turno, o líder na corrida eleitoral precisa ter 50% mais um voto válido no momento da apuração. Bolsonaro tem 37%, já Ciro conta com 8% e Tebet aparece com 3%.

Os válidos ignoram votantes brancos e nulos, mas em pesquisas é preciso retirar também os indecisos para fazer o cálculo. A Globo divulga até meados de setembro os resultados das intenções de votos e só com a proximidade do dia da votação é que muda para os válidos. Em todo o período democrático no Brasil, apenas em 1994 e 1998 não houve 2º turno, nas duas vezes, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) obteve os índices necessários para encerrar a disputa

Pesquisa Ipec na Globo

Este foi o primeiro resultado de uma pesquisa nacional encomendada pela Globo após as sabatinas no Jornal Nacional. O Ipec, no entanto, estava em campo desde o final de semana e, portanto, não consegue pegar a fotografia real do debate na Band, ocorrido no último domingo (28). Para isso, também já novos levantamentos que serão divulgados ao longo da semana.

A emissora carioca abriu os cofres para verificar quem lidera as Eleições 2022 e contratou também o Datafolha, previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (1º) e que pegará todo o cenário após o embate dos presidenciáveis. A empresa deverá divulgar seus resultados também no Jornal Nacional, como tem sido tradição neste ano.

Veja o resultado da pesquisa Ipec para presidente

Lula ou Bolsonaro na liderança? JN divulga nova pesquisa Ipec

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 3%

Felipe D'Ávila (Novo) 1%

Branco/Nulo: 6%

Indecisos: 7%

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado