Mudança

Por eleições, Pantanal vira novela das 10 na Globo

Horário eleitoral gratuito vai alterar programação do canal


Alanis Guillen como Juma na novela Pantanal
Pantanal começará mais tarde - Foto: Reprodução/Globo
Por Daniel César

Publicado em 16/08/2022 às 06:00,
atualizado em 17/08/2022 às 22:25

A novela Pantanal ganhará um novo horário a partir de 26 de agosto, quando inicia o horário eleitoral gratuito dos candidatos à Presidência da República, governador, deputado federal, deputado estadual e senador. A trama, que costuma iniciar por volta das 21h30, logo após o Jornal Nacional, está prevista para começar, entre o fim deste mês até 29 de setembro, perto das 22h.

Conforme apurou o NaTelinha, o jornalístico comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos não iniciará em seu horário tradicional, às 20h30, já que vai ser exibido o Horário Eleitoral. O espaço para que os políticos apresentem seus números e projetos terá 25 minutos.

O Jornal Nacional começará a partir das 20h55, tendo uma hora de duração, mas podendo ser esticado, dependendo do dia. Por conta disso, Pantanal tem previsão para começar às 21h55, porém, não será nenhuma surpresa se a história protagonizada por Juma Marruá (Alanis Guillen) for ao ar depois das 22h.

O único dia da semana que a novela começará mais cedo é na quarta-feira que tiver transmissão de algum jogo de futebol. A programação montada pela Globo, conforme confirmou a assessoria de comunicação da emissora, é que o JN tenha início às 20h e dure cerca de 50 minutos. O remake de Bruno Luperi iniciará às 20h50 e acabará às 21h40.

Esse tipo de alteração na programação da Globo é normal em período eleitoral. A emissora precisa adaptar a grade para transmitir o horário eleitoral gratuito, mas com estratégia para não prejudicar a audiência das suas produções. 

Além de Pantanal e Jornal Nacional, outras produções terão mudanças

imagem-texto

Não será apenas a faixa noturna que precisará de modificações para a exibição do horário eleitoral. Na parte da tarde, o canal também fará mudanças para encaixar na grade o espaço dedicado aos políticos que concorrem a algum cargo público na eleição que ocorrerá em outubro deste ano.

O Globo Esporte começará 20 minutos mais cedo, sendo exibido às 12h40. O esportivo terminará às 13h, perdendo 10 minutos na programação. Como o horário político tem duração de 25 minutos, o Jornal Hoje iniciará às 13h25.

Todas essas mudanças serão na grade de segunda a sábado. Aos domingos, não há horário eleitoral gratuito na TV aberta, ou seja, a Globo e nenhuma outra emissora precisará fazer alterações nesse dia.

O espaço para que políticos apresentem seus projetos aos eleitores só ocorre na TV aberta. Os canais pagos não são obrigados a exibirem o horário eleitoral.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado