Suspenso

Sem Lula e Bolsonaro, 1º debate em pool é cancelado

Encontro entre os candidatos foi suspendido


Lula e Jair Bolsonaro em foto montagem
Lula e Bolsonaro não vão ao debate - Foto: Montagem

Mesmo em formato de pool os veículos de comunicação estão encontrando dificuldades para realização de um debate nas eleições 2022. Sem a confirmação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL), o consórcio envolvendo G1, O Globo, Valor, Estadão, Folha e UOL suspenderam o encontro entre os presidenciáveis, que estava previsto para acontecer em 14 de setembro.

Pelas regras estabelecidas pelo consórcio, o evento só aconteceria no caso de três dos quatro primeiros colocados nas pesquisas mais recentes respondessem positivamente ao convite até a última quarta-feira (10). Lula e Bolsonaro não responderam e, sem os dois, ficou inviável a realização do encontro. Todos os outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e até Eymael (DC) haviam confirmado a presença, mas segundo o mais levantamento do Datafolha, os quatro primeiros colocados são Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet.

Este é mais um dos debates cancelados desde que o período das Eleições 2022 foi iniciado no Brasil. A primeira a suspender seu encontro foi a CNN Brasil e seguida pela Jovem Pan, nos dois casos também pela falta de resposta dos dois primeiros colocados na corrida eleitoral. A Band chegou a adiar o seu embate entre os presidenciáveis, mas marcou outra data em regime de pool, ao lado da TV Cultura, Folha e UOL.

Já há outros pools formados, inclusive com veículos que estariam no consórcio de imprensa, como a Folha e o UOL. Todos do Grupo Globo estarão presentes no debate feito pela emissora, previsto para 29 de setembro e que, segundo a assessoria de comunicação do canal confirmou ao NaTelinha, irá acontecer independente da presença dos dois líderes. A CNN Brasil também se juntou ao SBT, à Veja, ao Estadão e ao Terra para fazer mais um pool, em setembro e que terá a mediação de Carlos Nascimento.

Lula e Bolsonaro dão trabalho

imagem-texto

O cancelamento de mais um debate é o sintoma do trabalho que Lula e Bolsonaro estão dando para as emissoras. Até o momento, por exemplo, nenhum dos dois respondeu se pretendem participar da sabatina da TV Cultura, que está acontecendo no Roda Viva. As entrevistas previstas para a CNN Brasil e também para a Jovem Pan não tiveram a confirmação de nenhum deles. Na televisão os dois primeiros colocados confirmaram até o momento presença apenas no Jornal Nacional, ainda que o presidente tenha dado trabalho.

Enquanto não aparecem na TV, Lula e Bolsonaro se esbaldam da internet. O petista já foi entrevistado pelo UOL e chegou a se convidar para o PodDelas, embora não haja confirmação. Bolsonaro apareceu no Flow e quebrou recorde de audiência e já está confirmado no Cara a Tapa, de Rica Perrone. Lula também foi convidado para as duas atrações, mas ainda não respondeu.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado