Deu de ombros

Jovem Pan ignora leitura de Carta para a Democracia

Emissora foi a única a não transmitir ao vivo o momento


Mulher lendo carta em defesa da democracia com transmissão da GloboNews
Jovem Pan não seguiu o mesmo modelo da GloboNews e ignorou a leitura da carta

A Jovem Pan foi o único canal de notícias do Brasil a não transmitir a leitura da Carta pela Democracia, ocorrida na manhã desta quinta-feira (11). Todas as outras emissoras entraram no meio da programação ao vivo para exibir o ato, exceção dela. A empresa já é acusada por seu alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), justamente o presidenciável que criticou o documento.

A Carta pela Democracia foi idealizada pela USP (Universidade de São Paulo) e é uma espécie de resposta às mais recentes declarações de Bolsonaro sobre o sistema eleitoral e a urna eletrônica. Até o diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, chegou a dizer que o presidente ataca as instituições. O documento contou com a assinatura de mais de 900 mil pessoas, inclusive artistas da Globo.

Ao contrário do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) fizeram questão de assinar a carta, enquanto Bolsonaro chegou a afirmar que os artistas que assinaram não eram democráticos e voltou a citar a Lei Rouanet. No ato desta quinta, todos os canais de notícias, como GloboNews e CNN Brasil exibiram o momento da leitura da carta, enquanto a Jovem Pan optou por seguir com sua programação normal.

A empresa já repudiou as acusações de alinhamento com Bolsonaro, mas reconheceu que seu telespectador tem proximidade com as visões do presidente, mesmo assim, em conversa com o NaTelinha, a direção de jornalismo da Jovem Pan afirmou que isso não dá nenhuma vantagem a ela e lembrou até que teve de cancelar seu debate eleitoral porque o presidente e Lula não responderam ao convite. Para as sabatinas, que já estão sendo organizadas, ela decidiu afastar comentaristas ligados à extrema-direita.

Jovem Pan e Bolsonaro

imagem-texto

Embora a emissora negue, a relação do presidente com a Jovem Pan é nítida. Tanto que Bolsonaro dá entrevistas para poucos veículos, ela é a que mais consegue falar diretamente com o candidato. Antes de iniciar o período de campanha, o programa Os Pingos nos Is transmitia as lives presidenciais e era citado semanalmente pelo chefe do governo.

Em recente entrevista ao Flow, Bolsonaro se derreteu por três emissoras, entre elas a própria Jovem Pan, que foi elogiada pela postura que ele considera de imprensa séria.

A reportagem procurou a Jovem Pan, mas até a publicação da reportagem ela não havia se manifestado. Caso o faço, o texto será atualizado.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado