Pioneiras

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Lista inclui nomes como Renée de Vielmond, Norma Blum e Nívea Maria


Renée de Vielmond em Bicho do Mato; Norma Blum em Senhora; e Nívea Maria em A Moreninha
Renée de Vielmond, Norma Blum e Nívea Maria protagonizaram algumas das primeiras novelas exibidas às 18h - Fotos: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 15/04/2025 às 05:51,
atualizado em 15/04/2025 às 10:24

As novelas das 18h cumprem um importante papel na Globo, que completa 60 anos de fundação no próximo dia 26 de abril. A faixa das seis, inaugurada em 1971, já exibiu sucessos como Escrava Isaura (1976), Mulheres de Areia (1993) e Alma Gêmea (2005), entre outros títulos tão lembrados quanto os do horário nobre.

As primeiras novelas das seis, Meu Pedacinho de Chão (1971) e Bicho do Mato (1972), tiveram propostas socioeducativas. Mais adiante, passaram a ser exclusivamente adaptações da literatura brasileira. Isso só mudou a partir da década de 1980, quando o horário passou a contar com histórias inéditas, marcadas por dramas mais leves.

+ Morte, mala de dinheiro e mais: 3 bombas em Vale Tudo antes da chegada de Odete Roitman

Confira, a seguir, como estão hoje as protagonistas das primeiras novelas exibidas pela Globo às 18h:

Renée de Vielmond

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Renée de Vielmond foi protagonista da primeira novela das seis, Meu Pedacinho de Chão (1971). Sua última novela foi Paraíso Tropical (2007), há 18 anos. Ela está aposentada da carreira de atriz e, apesar de receber muitos convites, não pretende voltar à TV.

Nos últimos anos, Renée se dedicou a cuidar do acervo do ex-marido, José Wilker (1944-2014), com quem teve uma filha, Mariana. Também seguiu dedicando-se à carreira acadêmica com os estudos de História, iniciados na década de 1990. Ela está com 71 anos atualmente.

Débora Duarte

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Débora Duarte protagonizou Bicho do Mato (1972) e A Patota (1972). Recentemente, ela participou da novela A Caverna Encantada, no ar pelo SBT. Seu último trabalho na Globo foi em Um Lugar ao Sol (2021), também participando de apenas alguns capítulos.

Aos 75 anos, Débora ganhou uma homenagem do pai, Lima Duarte, de 95, no aniversário dela, em janeiro. A veterana é mãe de Palomma Duarte, que está atualmente no ar com a personagem Lígia em Garota do Momento, que a Globo mostra às 18h.

Lúcia Alves

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Lúcia Alves fez várias novelas das 18h naquela época e deu vida à protagonista de Helena (1975). Hoje aos 76 anos, ela leva uma vida reclusa e está afastada do trabalho desde a descoberta de um câncer de pâncreas, doença com a qual foi diagnosticada em 2022.

Sua última aparição pública foi em dezembro de 2023, quando participou do podcast Papagaio Falante. Na conversa, a veterana contou que também sofre de diabetes, mas garantiu que vive bem, sem trabalhar, ao lado da família – ela tem uma filha e um neto.

Norma Blum

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Norma Blum fez sucesso como a protagonista de Senhora (1975) e Vejo a Lua no Céu (1976). O papel mais recente da veterana em novelas foi em Além do Tempo (2015), na Globo. Ela também participou de um episódio da série Amigo de Aluguel (2018), da Universal TV.

Aos 85 anos, Norma teve seus projetos mais recentes no cinema e no teatro, como atriz e também como diretora. O papel mais recente foi na comédia romântica Evidências do Amor, filme com Fábio Porchat e Sandy lançado no ano passado.

Nívea Maria

Por onde andam? Veja como estão hoje as estrelas das primeiras novelas das 6 da Globo

Nívea Maria fez personagens principais em A Moreninha (1975) e O Feijão e o Sonho (1976). A veterana está longe das novelas desde A Dona do Pedaço (2019). O contrato com a Globo terminou neste meio tempo, e ela chegou a aparecer em programas de outras emissoras.

Nos últimos anos, Nívea vem se dedicando ao teatro e a produções no streaming, como a série A Divisão (2023), do Globoplay. Ela já tem data para voltar às novelas: estará no elenco de Êta Mundo Melhor, que estreia em junho na Globo, às 18h. Está com 78 anos.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado