Debates

Eleições 2022: Onde assistir todos os debates presidenciais na TV e na web

Embate entre presidenciáveis já se inicia em agosto


Montagem de Lula e Bolsonaro, dois candidatos que podem estar nos debates presidenciais das eleições 2022
Lula e Bolsonaro podem até não ir, mas debates presidenciais estão mantidos na TV e web para as eleições 2022 - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 25/07/2022 às 07:00,
atualizado em 29/07/2022 às 17:32

As Eleições 2022 já estão em pleno preparo, com a campanha marcada para iniciar no próximo dia 16 de agosto, mas a maior parte das emissoras de TV e principais veículos da web já marcaram as datas de seus debates eleitorais que devem reunir os candidatos a presidente da República. Enquanto nomes como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não confirmaram presença, outros concorrentes à vaga já deixaram claro que farão questão de aproveitar o espaço para tentar crescer nos índices de pesquisas.

Historicamente, desde a redemocratização do Brasil, no fim dos anos 80, sempre quem inaugura os debates é a Band, tradição que seria quebrada em 2022, já que a primazia estava pronta para a CNN Brasil, em seu primeiro debate presidencial desde que entrou no país. Outra que também aparece como novidade, após conseguir espaço entre emissoras de TV, seria a Jovem Pan, que já confirmou a data de seu evento. Enquanto algumas tradições pareciam quebradas, outras serão mantidas e a Globo continuará fechando o embate entre os presidenciáveis.

Para 2022, são 12 os candidatos que tentarão ocupar o Palácio do Planalto a partir de 2023. Além de Lula e Bolsonaro, são eles: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Luiz Felipe d'Ávilla (Novo), André Janones (Avante), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC).

Tudo isso, no entanto, foi modificado depois da CNN suspender seu debate porque não houve confirmação dos dois líderes na corrida eleitoral. Logo depois, foi a vez da Jovem Pan, que também havia sido ignorada por um e pelo outro. A Band chegou a adiar, mas apresentou nova data, em regime de pool, uma parceria com a Cultura, Folha e UOL, para a exibição do primeiro debate, previsto para 28 de agosto. Em 24 de setembro será a vez da CNN Brasil, ao lado do SBT e do Estadão fazer seu pool.

Os debates presidenciais das Eleições 2022

imagem-texto

O grande ponto de interrogação dos debates em 2022 é a presença dos dois líderes de todas as pesquisas, Lula e Bolsonaro. Os dois candidatos já sinalizaram que deverão comparecer somente em alguns dos debates - possivelmente em apenas um ou dois, embora ainda não haja confirmação. O próprio petista avisou a aliados que não pretende marcar presença no encontro da Jovem Pan e chegou a ameaçar não comparecer ao embate promovido pela Globo. O atual presidente fez mais de um discurso informando que somente irá aos debates que seu principal adversário confirmar presença. Enquanto isso, buscando crescimento, os outros adversários já confirmaram presença nos encontros e, inclusive, fizeram críticas públicas a Lula e a Bolsonaro por não pretenderem aparecer.

A estratégia, no entanto, é muito conhecida e pode se dizer que tradicional. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando tentou a reeleição em 1998, e o próprio Lula, em 2006, não compareceram em nenhum debate presidencial no 1º turno, dando as caras apenas no embate direto no segundo turno. Dilma Rousseff (PT), no entanto, fez diferente em 2014 e marcou presença em diversos encontros ainda no primeiro turno.

Debates presidenciais batem recorde nas eleições 2022

Eleições 2022: Onde assistir todos os debates presidenciais

Estavam confirmados 16 debates presidenciais para as eleições 2022, sendo nove para o primeiro turno e os outros sete para o segundo turno. O número é recorde e também marca um modelo diferente do que o brasileiro é acostumado, pois haverá encontros promovidos por veículos de comunicação e que serão transmitidos exclusivamente na web.

Diferente da TV, na internet os organizadores podem limitar o número de convidados, criando as regras que considerarem mais justa. Canais de televisão, por serem concessão, precisam seguir a legislação vigente, que prevê o seguinte: todo candidato filiado a um partido que tenha, no mínimo, cinco congressistas terão direito a comparecer a todos os debates de Rádio e TV, conforme determina o artigo 46 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504 de 1997).

Embora não possam evitar o convite a candidatos nanicos (aqueles que aparecem com percentual baixo de votos nas pesquisas), as emissoras de TV têm liberdade para formatar o debate como julgarem necessário. Ou seja, cada canal pode fazer os blocos de perguntas da forma que acharem melhor, desde que as regras sejam previamente comunicadas aos candidatos convidados.

Quando serão os debates presidenciais das eleições 2022? Veja as datas:

1º Turno
06 de agosto - CNN Brasil - SUSPENSO

09 de agosto - Jovem Pan - SUSPENSO

14 de agosto - Band - ADIADO

28 de agosto - Band, Cultura, Folha e UOL

02 de setembro - RedeTV!

08 de setembro - O Globo, Valor e CBN

13 de setembro - TV Aparecida

22 de setembro - Folha/UOL - CANCELADO

24 de setembro - SBT, CNN Brasil e Estadão

24 de setembro - SBT, Estadão, Veja e Rádio Nova Brasil FM - NOVA PARCERIA

29 de setembro - Globo

2º Turno

3 de outubro - CNN Brasil

4 de outubro - Band

11 de outubro - Jovem Pan

13 de outubro - Folha/UOL

17 de outubro - RedeTV!

22 de outubro - SBT, Estadão, Veja e Rádio Nova Brasil FM

28 de outubro - Globo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado